Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/102
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Chirles Virginia Antas de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4212886A5por
dc.contributor.advisor1Castro, Gisela Grangeiro da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4por
dc.contributor.referee1Casaqui, Vander-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738139A5por
dc.contributor.referee2Oliveira, Fátima Cristina Regis Martins de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796340Y5por
dc.date.accessioned2016-10-13T14:10:34Z-
dc.date.available2012-03-02-
dc.date.issued2011-03-25-
dc.identifier.urihttp://tede2.espm.br/handle/tede/102-
dc.description.resumoO fim do século XX e o início do século XXI é um período importante para os estudiosos do campo da comunicação, pois, a partir dessa época, configuram-se algumas transformações bastante significativas na sociedade contemporânea, resultando em mudanças culturais tanto dos cidadãos, como da iniciativa privada e do governo. Partindo dessas transformações, esta pesquisa visa promover uma reflexão multiperspectívica (KELLNER, 2004), articulando o estudo da cultura contemporânea para entender como a sociedade do consumo está refletindo e refratando seus valores e sua práxis social diante do discurso da sustentabilidade e do conceito de cidadania, com as proposições dos estudos da cibercultura, que concebe o ciberespaço como ambiente de mobilização dos atores sociais, na construção de uma cultura participativa (JENKINS, 2009). Em razão da amplitude do estudo, utiliza-se uma abordagem multimetodológica combinando pesquisa bibliográfica, observação participativa de caráter netnográfico e pesquisa documental, tendo como objetivo a compreensão das múltiplas estratégias discursivas que compõem a consolidação de uma marca institucional. Para compor uma análise cultural e mercadológica do tema estudado, enfocamos mais especificamente estratégias do Banco do Planeta, do Bradesco.por
dc.description.abstractThe end of the XX century and the beginning of the XXI is an important period for the scholars of the communication field since from this time on some quite significant transformations are shaped in the contemporary society, resulting in cultural changes for both the citizens, the private enterprise and the government. Leaving from these transformations, this study aims to promote a multiperspective reflection (KELLNER, 2004), articulating the study of contemporary culture to understand how the society of the consumption is reflecting and refracting values and social praxis considering the speech of sustainability and the concept of citizenship, with the propositions of the studies of the cyberculture which conceives the cyberspace like environment of mobilization of the social actors in the construction of a collaborative culture (JENKINS, 2009). On account of the amplitude of the study, we will do use of a multi methodological approach combining bibliographical inquiry, collaborative observation of a netnographic character and documentary inquiry with the objective of understanding the multiple discursive strategies that compose the consolidation of an institutional brand. To compose a cultural and marketing analysis we study more specifically strategies of Bradesco s Banco do Planeta.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-13T14:10:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf: 2439663 bytes, checksum: c4e1b6126666edb1b52a907a4e7a4ef9 (MD5) Previous issue date: 2011-03-25eng
dc.description.sponsorship-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.espm.br/retrieve/314/ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherAssociação Escola Superior de Propaganda e Marketingpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsESPMpor
dc.publisher.programPrograma em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomunicação e consumopor
dc.subjectciberculturapor
dc.subjectsustentabilidadepor
dc.subjectresponsabilidade socialpor
dc.subjectmarca institucionalpor
dc.subjectcommunication and consumptioneng
dc.subjectcybercultureeng
dc.subjectsustainabilityeng
dc.subjectsocial responsibilityeng
dc.subjectinstitutional brandeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO discurso da sustentabilidade e da responsabilidade social na estratégia corporativa: comunicação em rede, consumo e cidadaniapor
dc.title.alternativeThe discourse of sustainability and social responsibility in corporate strategy: network communication, consumption and citizenshipeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Dissertações - PPGCOM

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ChirlesVirginiaAdeOliveira.pdf2.38 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.