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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Significações do trabalho publicitário: as representações da atividade nos discursos autorreferenciais do Anuário do Clube de Criação de São Paulo
Other Titles: Meanings of advertising work: representations of activity in the speeches autorreferenciais Yearbook Creation Club of São Paulo
???metadata.dc.creator???: Gonçalves, Heraldo Bighetti 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Casaqui, Vander
???metadata.dc.contributor.referee1???: Hoff, Tania Marcia Cezar
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barreto Filho, Eneus Trindade
???metadata.dc.description.resumo???: O mundo do trabalho publicitário é analisado a partir dos projetos gráficos e dos manifestos que caracterizam o Anuário do Clube de Criação de São Paulo. A publicação, que a cada ano se propõe a dar visibilidade à melhor publicidade brasileira, de acordo com os próprios publicitários, é suporte para discursos que representam a atividade profissional, concebidos como manifestações criativas que buscam ampliar as significações da sua esfera de produção. Dessa forma, o mundo do trabalho publicitário, concebido como mercadoria para consumo simbólico, amplifica e potencializa as conotações da imaterialidade de sua produção, dialogando com as mais distintas esferas da cultura para reorganizá-la, para editar o mundo em função de sua presença. A questão do trabalho é abordada em seus aspectos socioculturais, a organizar a contextualização teórica e a análise do corpus da pesquisa.
Abstract: The world of advertising work is analyzed from the graphic designs and manifests that characterize the Yearbook of the Club of Creation of São Paulo. The publication, that to each year is proposed to give visibility to the best of Brazilian advertising, according to the advertisement professionals, is support for speeches that represent the professional activity, conceived as creative manifestations that seek to extend the significances in the production sphere. In this way, the world of the advertising work, conceived as a commodity for a symbolic consumption, amplifies and enhances the connotations of the immateriality of its production, dialoguing with the most diverse spheres of culture to reorganize it, to edit the world due to its presence. The labor issue is addressed in its social and cultural aspects, to organize the theoretical background and the analysis of the corpus of research.
Keywords: comunicação
publicidade
trabalho
consumo
linguagem
communication
advertising
labor
consumption
language
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: Comunicação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/107
Issue Date: 31-Mar-2011
Appears in Collections:Dissertações - PPGCOM

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