Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/204
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Comunicação, recepção e consumo: inter-relações. O receptor/consumidor no prime time brasileiro e português
Other Titles: Communication, reception and consumption: interrelations. The receiver/consumer in prime time Brazilian and Portuguese
???metadata.dc.creator???: Macedo, Diana Gualberto de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Baccega, Maria Aparecida
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
???metadata.dc.description.resumo???: Já que vivemos numa sociedade de consumo, consideramos indispensável conhecê-la, ou seja, entender melhor o processo através do qual o consumo se dá. Busca-se, através das inter-relações comunicação, recepção e consumo, conhecer os receptores/consumidores em suas práticas culturais presentes no seu cotidiano, em relação ao consumo de mídia e ao consumo dos variados bens materiais em interface com o simbólico. O objeto dessa pesquisa são as relações comunicação/recepção/consumo em três categorias da programação televisiva: telejornal, telenovela e publicidade, inseridas na grade de programação do prime time brasileiro e português, com destaque para a publicidade, devido a sua estreita relação com o lado da produção e do consumo. Essa pesquisa tenta identificar o perfil dos receptores/consumidores “desenhado” em cada uma dessas categorias, ou seja, procura entender com quem elas dialogam mais especificamente, e, num segundo momento, investigar junto aos receptores/consumidores as apropriações e as atribuições de sentido às categorias da programação midiática pré-estabelecidas, através da aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas e de discussão em grupo.
Abstract: Since we live in a consumer society, we consider very important to get to know it, which means, to understand better the process of consumption. We try to get to know the receptors/consumers in their daily cultural practices, considering the consumption of the media and the consumption of material/symbolical goods, through the inter-relations communication, reception and consumption. The object of this research are the relations between communication/reception/consumption in three categories of television time slot: news, soap opera and advertising, inserted in the brazilian and portuguese prime time, especially advertising, due to its close relationship with both sides: production and consumption. This research attempts to identify the profile of receptors/consumers “draw” in each of these categories, which means, to understand with whom they dialogue in particular and, secondly, to investigate with the receptors/consumers the appropriations and attribution of meanings to the media categories already established, through the application of questionnaires with open and closed questions and focus group.
Keywords: comunicação; consumo; perfil; prime time; recepção
communication; consumption; profile; prime time; receptors
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Macedo, Diana Gualberto de. Comunicação, recepção e consumo: inter-relações. O receptor/consumidor no prime time brasileiro e português. 2010. 229 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/204
Issue Date: 30-Mar-2010
Appears in Collections:Dissertações - PPGCOM

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diana G Macedo.pdfComunicação, recepção e consumo: inter-relações. O receptor/consumidor no prime time brasileiro e português2.59 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.