Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/207
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana
Other Titles: Market Ears: new configurations of communication and digital consumption in the scene of São Paulo
???metadata.dc.creator???: Bento, Igor da Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Castro, Gisela Grangeiro da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, Rosamaria Luiza de Melo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Primo, Alex Fernando Teixeira
???metadata.dc.description.resumo???: O processo de simbiose entre as redes telemáticas e a malha urbana enseja uma dimensão informacional de acesso ubíquo ao ciberespaço, que propicia o surgimento de uma miríade de novas práticas sociais a partir da apropriação destas redes e dos mais variados dispositivos de conexão (celulares, palms, MP3 players, etc.). A escuta nômade é uma das práticas sociais identificadas na cena urbana atual. Ela pode ser entendida como uma modulação semiótica, social, cognitiva e corporal, e funciona no acoplamento entre aos dispositivos móveis e o vagar pela cidade. Esta nova forma de consumo privilegia a escuta de música digital e a montagem de playlists personalizadas como trilhas sonoras para o dia a dia. Partindo de uma estrutura conceitual que privilegia a interseção entre mídia e consumo, este trabalho pretende mapear a escuta nômade na cena urbana e compreender de que modo a indústria da música tem incorporado esta prática às suas estratégias de promoção e comercialização.
Abstract: The process of symbiosis between information networks and the urban areas gives rise to an informational dimension of ubiquitous access to cyberspace that promotes the emergence of a myriad of new social practices from the appropriation of these networks and a variety of connection devices (cell phones, palms, MP3 players, etc.). Nomadic listening is one of the social practices identified in the current urban scene. It can be seen as a semiotic modulation, also social, cognitive, corporal and it works on the coupling between mobile devices and the act of roaming through the city. This new form of consumption focuses on listening to digital music and mounting customized playlists as soundtracks for the day to day. From a conceptual framework that focuses on the intersection between media and consumption, this paper aims to map the nomadic listening in the urban scene and to understand how the music industry has incorporated this practice into their promotion and commercialization strategies.
Keywords: comunicação e consumo; dispositivos móveis; música digital; posturas de escuta; culturas urbanas
communication and consumption; mobile devices; digital music; listening postures; urban culture
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Bento, Igor da Costa. Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana. 2010. 170 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2010.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/207
Issue Date: 25-Mar-2010
Appears in Collections:Dissertações - PPGCOM

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Igor da Costa Bento.pdfOuvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana1.95 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.