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dc.creatorNunes, Nádia Cristina Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4479110Y4por
dc.contributor.advisor1Strehlau, Vivian Iara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791574A9por
dc.contributor.referee1Bacha, Maria de Lourdes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771294H7por
dc.contributor.referee2Rocha, Thelma Valéria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794422J6por
dc.date.accessioned2016-10-13T14:09:55Z-
dc.date.available2014-05-09-
dc.date.issued2014-03-27-
dc.identifier.citationNUNES, Nádia Cristina Rodrigues. The use of the Country Brand in the statement of Brazilian companies abroad. 2014. 250 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.espm.br/handle/tede/20-
dc.description.resumoEste estudo tem por objetivo identificar a utilização dos elementos constituintes da marca país nos esforços de comunicação de empresas brasileiras internacionalizadas. Busca-se examinar se há indústrias que evitam a utilização destes elementos e outras que os utilizam como diferencial em relação aos competidores. Como metodologia para atingir o objetivo proposto, utiliza-se uma pesquisa qualitativa para avaliação da comunicação no exterior, por meio de websites internacionais, de diversas empresas brasileiras que efetuaram seus processos de internacionalização. Foram coletadas imagens nos websites internacionais das empresas pesquisadas, sendo que o tratamento e análise dos dados foram realizados por meio de análise de conteúdo e análise semiótica. Os resultados da pesquisa de campo apontaram que muitas empresas brasileiras que atuam no exterior não possuem websites nos países nos quais atuam. As empresas que desenvolveram websites internacionais utilizaram os elementos da marca país, em relação ao Brasil, porém numa proporção e frequência distintas em relação ao estudo sobre marca país adotado para a pesquisa. Outros resultados foram percebidos no que diz respeito às indústrias que utilizam os elementos da marca país. Foram percebidas indústrias com maior propensão a utilizar estes elementos e outras que evitaram a utilização dos elementos da marca país. Não foi possível estabelecer com clareza, por meio do estudo, se as empresas brasileiras utilizam, de forma consciente, os elementos da marca país como um fator de diferenciação frente a seus concorrentes nos mercados internacionais. Os resultados da pesquisa, no entanto, não poderiam ser generalizados, pois não foram pesquisadas todas as empresas brasileiras internacionalizadas, sendo que estudos futuros poderiam ampliar o escopo desta pesquisa. Porém, os resultados apontam tendências de utilização dos elementos constitutivos da marca país, que podem proporcionar aos gestores de empresas brasileiras, que já atuam ou que venham a atuar no exterior, um diferencial em relação aos competidores internacionais.por
dc.description.abstractThis study aims to identify the use of the components of the nation brand in communication efforts of the internationalized Brazilian companies. Seeks to examine whether there are industries that avoid the use of these elements and others, that use them as differential with competitors. The methodology to achieve the proposed objective uses a qualitative research to evaluate international communication, through international websites of several Brazilian companies who made their internationalization processes. Images in the international websites of the companies studied were collected, and the processing and analysis of data were performed by means of content analysis and semiotic analysis. The results of the field research showed that many Brazilian companies operating abroad do not have websites in the countries in which they operate. Companies that have developed international websites used elements of nation brand in relation to Brazil, but in a different proportion and frequency in relation to the study of nation brand adopted for the research. Other results were seen with respect to the industries that use the elements of the nation brand. Industries were perceived with greater propensity to use these elements and other industries that prevented the use of elements of nation brand. Unable to clearly establish, through study, whether Brazilian companies use, consciously, elements of nation brand as a differentiator against their competitors in international markets. The research results, however, could not be generalized because all internationalized Brazilian companies have not been studied, and future researches could expand the scope of this study. However, the results indicate trends of use of the elements of nation brand that can provide managers of Brazilian companies that already operate or will operate abroad, a differential relative to international competitors.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-13T14:09:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nadia Cristina Rodrigues Nunes.pdf: 15530957 bytes, checksum: 0b339659911acb31e0ec627c6a9ec2e3 (MD5) Previous issue date: 2014-03-27eng
dc.description.sponsorship-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.espm.br/retrieve/203/Nadia%20Cristina%20Rodrigues%20Nunes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherAssociação Escola Superior de Propaganda e Marketingpor
dc.publisher.departmentGestão Internacionalpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsESPMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Administração da ESPMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmarcapor
dc.subjectestratégia de marketingpor
dc.subjectmarca paíspor
dc.subjectcomunicação internacionalpor
dc.subjectcomportamento do consumidorpor
dc.subjectbrandeng
dc.subjectmarketing strategyeng
dc.subjectcountry brandeng
dc.subjectinternational communicationeng
dc.subjectconsumer behavioreng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpor
dc.titleO uso da Marca País na comunicação de empresas brasileiras no exteriorpor
dc.title.alternativeThe use of the Country Brand in the statement of Brazilian companies abroadeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Dissertações - PPGA

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