Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/222
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Comunicação, consumo e trabalho feminino: narrativas de consultoras no projeto memória das comunidades Natura
Other Titles: Communication, consumption and female labor: narratives of consultants in the community memory project Natura
???metadata.dc.creator???: Dantas, Sílvia Góis 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Casaqui, Vander
???metadata.dc.contributor.referee1???: Orofino, Maria Isabel Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee2???: Contrera, Malena Segura
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como tema as relações entre os eixos do trabalho, da comunicação e do consumo, utilizando como objeto de estudo as narrativas das consultoras Natura do Projeto Memória das Comunidades Natura do portal Museu da Pessoa. Situada em um museu virtual que coleta histórias de vida, a estratégia da Natura representa uma mudança no padrão organizacional tradicional ao criar um cenário de aparente protagonismo dos sujeitos e suas narrativas, que se tornam co-responsáveis pela construção da imagem marcária. Mobilizando as esferas da memória, da sub jetividade feminina, do consumo e da identidade a partir da atividade laboral, o projeto busca atribuir valores e significados para a corporação. Por meio de uma abordagem qualitativa amparada pela Análise de Discurso de linha francesa, analisamos a orquestração de vozes presente nos relatos, que, apesar de denominação “histórias de vida”, correspondem a uma estratégia de publicização, na medida em que as consultoras apresentam os valores da corporação em seu discurso e salientam o papel de transformação proporcionada pela empresa, o que é confirmado também ao percebermos a mudança do ethos no momento em que elas se referem à corporação. Verificamos, ainda, que os depoimentos apresentados correspondem a narrativas-modelo uma vez que prescrevem comportamentos de trabalho e condutas para a aquisição do sucesso baseado na atitude e no culto à performance.
Abstract: The subject matter of this research is the relationship between the axes of work, communication and consumption, by using as a study object the narratives of the Natura consultants from the Memory Project of the Natura Communities of Museum of the Person portal. Located in a virtual museum, which collects life stories, Natura’s strategy represents a change in the traditional organizational pattern by creating a scenario of apparent protagonism of the subjects and their narratives, which become co-responsible for the construction of the brand image. Mobilizing the spheres of memory, female subjectivity, consumption and identity and taking as a basis work activity, the project seeks to attribute values and meanings to the corporation. From a qualitative approach supported by the French School of Discourse Analysis, we analyze the orchestration of voices in the accounts. In despite of the name “life stories”, they correspond to a publicization strategy, in so far as the consultants present the corporation’s values in their discourse and enhance the transformation role provided by the company, which is also confirmed when we notice the change of ethos when they refer to the corporation. We also observed that the presented testimonies correspond to narratives-pattern that prescribe working behaviors and practices in order to get success based on the attitude and the cult of performance.
Keywords: comunicação e consumo; comunicação e trabalho; mulher; narrativas; museu da pessoa
communication and consumption; communication and work; woman; narratives; Museum of the Person
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
Citation: Dantas, Sílvia Góis. Comunicação, consumo e trabalho feminino: narrativas de consultoras no projeto memória das comunidades Natura. 2012. 232 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/222
Issue Date: 19-Mar-2012
Appears in Collections:Dissertações - PPGCOM

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvia Gois Dantas.pdfComunicação, consumo e trabalho feminino: narrativas de consultoras no projeto memória das comunidades Natura9.09 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.