Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/226
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede
Other Titles: The role of open innovation in the internationalization of business networking
???metadata.dc.creator???: Grieco, Antonio Augusto de Miranda 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Figueiredo, Júlio César Bastos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Avrichir, Ilan
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Susana Carla Farias
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo combina dois temas atuais: a internacionalização de empresas e a inovação. A gestão de inovação nas empresas ultrapassa a concepção de inovação tecnológica e a construção de redes internacionais ganha importância como disposição de vantagem ompetitiva de uma empresa, ao atuar em mercados exteriores diversos. Objetiva-se, nesta pesquisa, estudar as relações entre as atividades de inovação, sobretudo, a inovação aberta e a internacionalização de empresas em redes. Por meio de uma metodologia de pesquisa qualitativa, analisam-se as relações entre os processos de internacionalização de empresas em rede e a inovação aberta, buscando-se contribuir para a ampliação da compreensão das relações entre estes dois fenômenos contemporâneos.
Abstract: This study combines two current issues: the internationalization of business and innovation. The aim of this work is to study the relationship between innovation activities, especially open innovation and network internationalization. The methodology is qualitative and analyzes the relationships between the processes of internationalization of firms in open innovation network. The management of innovation in companies go beyond the concept of technological innovation and building international networks are important as provision of competitive advantage for a company to operate in various foreign markets. This research aims to contribute to enhancing understanding of relations between these two contemporary phenomena, the internationalization of business and innovation.
Keywords: marketing internacional; estratégia de marketing; inovação; internacionalização
international marketing; marketing strategy; innovation; internationalization
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional
Citation: Grieco, Antonio Augusto de Miranda. O papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede. 2012. 248 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/226
Issue Date: 6-Mar-2012
Appears in Collections:Dissertações - PMDGI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Antonio Augusto de Miranda Grieco.pdfO papel da inovação aberta na internacionalização de empresas em rede1.52 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.