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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Marketing internacional e a influência no desempenho estratégico das subsidiárias estrangeiras no Brasil
Other Titles: International marketing and influence on the strategic performance of foreign subsidiaries in Brazil
???metadata.dc.creator???: Pires, Debora Atala Mendes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rocha, Thelma Valéria
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borini, Felipe Mendes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nascimento, Belmiro João do
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo propõe uma análise sobre a estratégia de marketing internacional e a influência no desempenho estratégico das subsidiárias de multinacionais estrangeiras no Brasil. Pautando-se em três dimensões – estratégia, estrutura e processo de marketing, busca-se avaliar a influência no desempenho estratégico da subsidiária. A revisão teórica engloba conceitos da visão baseada em recursos (RBV), empresas multinacionais, o papel das subsidiárias e o marketing internacional. Para verificar as hipóteses do estudo, foi realizado um survey a partir de uma base de 611 subsidiárias estrangeiras no Brasil, nos meses de setembro a novembro de 2013, sendo que o total de respondentes considerados válidos foi uma amostra de 109 subsidiárias. Por meio de análises multivariadas, como técnica de análise de dados, foram verificadas as hipóteses. A partir dos resultados, compreende-se que as subsidiárias optam por uma estratégia de marca padronizada, enquanto os demais componentes do marketing mix são adaptados ao mercado local. O mesmo ocorre com as dimensões estrutura e processos de marketing. Apenas as variáveis: estratégia de marca, propaganda e processos de troca de informação da liderança apresentam associação moderada sobre o desempenho estratégico da empresa. Como contribuições teóricas, este trabalho traz à tona novas questões sobre as dimensões estratégia, estrutura e processos e como tais decisões são feitas em mercados emergentes. Gerencialmente, este trabalho oferece insumos para operacionalizar estratégias de marketing em mercados emergentes, entendendo que antigos padrões estratégicos devem ser adaptados. Ou seja, busca pela vantagem competitiva em mercados emergentes advém da capacidade em configurar harmoniosamente as dimensões - estratégia, estrutura e processo de marketing. Quando habilmente aproveitadas, essas dimensões oferecem bases de vantagem competitiva sustentável, que não podem ser facilmente copiados ou substituídos e, aumentam a eficácia e a eficiência na implantação de uma estratégia escolhida influenciando assim, no desempenho estratégico.
Abstract: This research proposes an analysis of international marketing strategies and its influence on the performance of Brazilian subsidiaries of foreign multinationals. On the grounds of three dimensions - strategy, structure and marketing processes, this study sought to assess its influence on the strategic performance of the subsidiary. The literature review encompasses concepts of resource-based view (RBV), multinational companies, the role of subsidiaries and international marketing. To verify the hypotheses of the study, a survey was conducted from a base of 611 foreign subsidiaries in Brazil, from September to November of 2013, the total respondents considered valid was a sample of 109 subsidiaries. Through multivariate analysis as a technique for data analysis, hypotheses were verified. As a result, it is understood that the subsidiaries are adopting a standardized brand strategy, while the other components of the marketing mix are adapted to the local market. The same occurs with the dimensions of structure and marketing processes. Only the variables of brand, advertising and the process of exchange information between leadership showed moderate association with strategic performance. This work brings up as theoretical contributions, new developments about the dimensions of strategy, structure and processes and how decisions are made in emerging markets regarding these dimensions. From the managerial point of view, this research provides inputs to operationalize marketing strategies in emerging markets, understanding that former strategic patterns must be adapted. Therefore, the search for competitive advantage in emerging markets comes from the ability to seamlessly configure dimensions - strategy, structure and marketing processes. When skillfully harnessed, these dimensions provide bases for sustainable competitive advantage, which cannot be easily copied or substituted, and increase efficiency and effectiveness in the implementation of a chosen strategy thus influencing the strategic performance.
Keywords: marketing internacional; estratégia de marketing; subsidiárias; desempenho estratégico; adaptação local; mercado emergente
international marketing, marketing strategy; subsidiaries; strategic performance; local adaptation; emerging markets
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional
Citation: Pires, Debora Atala Mendes. Marketing internacional e a influência no desempenho estratégico das subsidiárias estrangeiras no Brasil. 2014. 167 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2014.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/227
Issue Date: 6-May-2014
Appears in Collections:Dissertações - PMDGI

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