Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/228
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Identificação dos fatores influenciadores na escolha da estratégia de entrada das multinacionais brasileiras no exterior
Other Titles: Identification of factors that influence the choice of entry strategy of Brazilian multinationals abroad
???metadata.dc.creator???: Chueke, Gabriel Vouga 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borini, Felipe Mendes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Turolla, Frederico Araújo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Boehe, Dirk Michael
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desta dissertação consiste em identificar os fatores que influenciam na escolha dos establishment mode choice - escolha entre ingressar no exterior por meio de aquisições e investimentos greenfield. Para o alcance deste objetivo foi elaborado um modelo analítico multinível, que buscou identificar a influência dos fatores associados à firma, à indústria e ao país-anfitrião nesse processo de escolha estratégica. A elaboração do modelo analítico teve como base a adoção de conceitos pertencentes à Teoria dos Custos de Transação e à Teoria Institucional. Como metodologia de pesquisa adotou-se a abordagem quantitativa-descritiva, de caráter exploratório. Os dados do estudo foram coletados através de diversas fontes secundárias e analisados através da técnica estatística multivariada de regressão binomial logística. A amostra do estudo foi composta por 129 subsidiárias de empresas brasileiras presentes em 30 países. Os resultados da investigação indicam que as instituições formais e informais poderiam estar relacionadas, de diferentes formas, com o modo de entrada escolhido pelas multinacionais brasileiras. Além disso, sugerem que existiria uma possível associação entre a entrada por meio de aquisição e os fatores relacionados à firma e às instituições formais. E, que os investimentos greenfield estariam associados às instituições informais e ao setor de atuação da firma.
Abstract: The purpose of this master thesis is to identify the factors influencing Brazilian multinationals enterprises‟ choice between acquisition and Greenfield investment - establishment mode choice. To reach this goal, we proposed a multilevel framework to investigate the relationship of firm, industry and host country (formal and informal institutions) factors on the establishment mode choice. The concepts behind the framework come from the Transaction Cost Theory and Institutional Theory. The methodology adopted is quantitative with an exploratory approach. Different sources of information are used to compose the database. For the analysis, we used the multivariate technique of binomial logistic regression. The sample of the study is composed of 129 Brazilians subsidiaries in 30 countries. The results show that formal and informal institutions have a different relationship regarding the entry mode strategy. Moreover, the results suggest a possible association between entry by acquisition, and factors related to the firm-level and formal institution. The Greenfield investments should be related with informal institution and the industry-level factors.
Keywords: modo de entrada; aquisição; investimento greenfield; multinacionais brasileiras
establishment mode choice; acquisition; greenfield investment; brazilian multinationals
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional
Citation: Chueke, Gabriel Vouga. Identificação dos fatores influenciadores na escolha da estratégia de entrada das multinacionais brasileiras no exterior. 2012. 102 f. Dissertação (Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/228
Issue Date: 30-Mar-2012
Appears in Collections:Dissertações - PMDGI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gabriel Vouga Chueke.pdf Identificação dos fatores influenciadores na escolha da estratégia de entrada das multinacionais brasileiras no exterior806.34 kBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.