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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Empreendedorismo, colaboração e coworking : análise dos discursos do Impact Hub São Paulo e de seus membros
Other Titles: Entrepreneurship, collaboration and coworking: analysis of the speeches of Impact Hub São Paulo and its members
???metadata.dc.creator???: Spina Junior, Marcelo May 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Casaqui, Vander
???metadata.dc.contributor.referee1???: Peres-Neto, Luiz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cardoso, João Batista Freitas
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa tem como tema o trabalho colaborativo e a atividade empreendedora dentro do Impact Hub São Paulo, uma empresa de coworking que tem, como missão, proporcionar um espaço voltado à produtividade empreendedora por meio da colaboração, troca de experiências e formação de redes de trabalho entre diferentes projetos. Temos como objetivo compreender, em perspectiva crítica, o empreendedorismo (como trabalho, cultura e estilo de vida) e o trabalho colaborativo, além de seus significados e relevância na contemporaneidade – especialmente para os membros do Impact Hub São Paulo. Para tanto, a investigação utiliza como abordagem teórica a análise do discurso de linha francesa (ORLANDI, 1999) para compreender a produção simbólica e a ideologia presentes na comunicação do Impact Hub. Posteriormente, através da aplicação de entrevistas semi-estruturadas (BONI; QUARESMA, 2005), é feita a análise dos discursos dos próprios membros do Hub acerca do trabalho colaborativo e, também, das relações de consumo que ocorrem dentro do próprio espaço. O quadro teórico que dá suporte a esse trabalho empírico é baseado em autores como Boltanski e Chiapello (2009), Sennett (2005; 2006; 2009; 2012), Ehrenberg (2010), Han (2013; 2015) Gaulejac (2007), Casaqui (2014; 2015a; 2015b; 2016a; 2016b), entre outros. Conforme a análise dos resultados, compreendemos que o Impact Hub São Paulo busca posicionar-se como um espaço que promove relações colaborativas entre seus membros com a promessa de que cada projeto apresentará um melhor desempenho empresarial e que, assim, estes projetos irão construir “um mundo melhor” através do impacto social. Contudo, a partir da análise dos discursos de seus membros, compreendemos que as relações de trabalho dentro deste espaço não são, de fato, relações colaborativas e que a convocação para construir um “novo mundo” a partir de um “trabalho colaborativo de alto impacto” configura-se meramente como parte da retórica do capitalismo a fim de engajar os indivíduos neste modo de produção.
Abstract: This research has as its theme the collaborative work and the entrepreneurial activity within the Impact Hub São Paulo, a coworking company whose mission is to provide a focused on entrepreneurial productivity through collaboration, exchange of experiences and networking among different projects. We aim to entrepreneurship (such as work, culture and style of life) and collaborative work, in addition to their meanings and relevance in the contemporary world - especially for members of Impact Hub São Paulo. To this end, research theoretical approach to French line discourse analysis (ORLANDI, 1999) for understand the symbolic production and ideology present in the Impact Hub communication. Subsequently, through the application of semi-structured interviews (BONI, QUARESMA, 2005), an analysis of the Hub's own speeches on the work collaborative and also the consumer relations that occur within the space itself. O theoretical framework that supports this empirical work is based on authors such as Boltanski and Chiapello (2009), Sennett (2005, 2006, 2009, 2012), Ehrenberg (2010), Han (2013, 2015) Gaulejac (2007), Casaqui (2014, 2015a, 2015b, 2016a, 2016b), among others. According to analysis of the results, we understand that Impact Hub São Paulo seeks to position itself as a space that promotes collaborative relationships among its members with the promise of that each project will present a better business performance and that, therefore, these projects will build a "better world" through social impact. However, from the analysis of discourses of its members, we understand that the working relationships within this space are not, in fact, collaborative relationships and that the call to build a "new world" "collaborative work of high impact" is merely a part of the rhetoric of capitalism in order to engage individuals in this mode of production.
Keywords: Impact Hub São Paulo; cultura empreendedora; trabalho colaborativo; consumo
Impact Hub São Paulo; entrepreneurial culture; collaborative work; consumption
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
Citation: Spina Junior, Marcelo May. Empreendedorismo, colaboração e coworking : análise dos discursos do Impact Hub São Paulo e de seus membros. 2017. [139 f. ]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/237
Issue Date: 22-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações - PPGCOM

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