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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Modelo de inovação do processo de desenvolvimento de produto baseado na desagregação do escopo geográfico e proprietário : estudo multi-casos do processo de inovação do setor têxtil e confecção brasileiro
Other Titles: Innovation model of the product development process based on the breakdown of geographic and proprietary scope: multi-case study of the innovation process of the Brazilian textile and clothing sector
???metadata.dc.creator???: Mendes, Sidney Matos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borini, Felipe Mendes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ogasavara, Mario Henrique
???metadata.dc.contributor.referee2???: Floriani, Dinorá Eliete
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa buscou entender como ocorre o processo de desenvolvimento de produto com a desagregação do escopo geográfico e proprietário. Foram feitas comparações entre diferentes referenciais teóricos sobre o Processo de Inovação global, inovação aberta e a relação entre eles, para que fossem aplicados nas três empresas premium selecionadas, pertencentes à Indústria Têxtil e Confecção do Brasil, localizadas na cidade de São Paulo. Para isso, foram entrevistados quinze funcionários, cuja as funções envolvem o desenvolvimento de coleções destas empresas. Os objetivos de pesquisa foram propor um framework desagregando as etapas nos escopos geográfico e proprietário; identificar o Processo de Inovação que pode ser adotado em estratégias multinacionais; e quais os escopos proprietário e geográfico das etapas do processo. A abordagem metodológica é a qualitativa, o método é o de estudo de caso e a técnica de tratamento de dados foi a análise de conteúdo. Constatou-se que o processo ocorre de forma desagregada entre suas etapas, existe independência de atuação nos escopos geográfico e proprietário, porém, em intensidade diferente, a inovação aberta foi mais encontrada que a inovação global. E, a prática da inovação aberta não influi no uso da inovação global.
Abstract: This research sought to understand how the product development process occurs with the disaggregation of geographic and proprietary scope. Comparisons were made between different theoretical references on the process of global innovation, open innovation and the relationship between them, to be applied in the three selected premium companies belonging to the Fashion Industry of Brazil, located in the city of São Paulo. For this, fifteen employees were interviewed, whose functions involve the development of collections of these companies. The research objectives were to propose a framework disaggregating the steps in the geographic and proprietary scopes; Identify the innovation process that can be adopted in multinational strategies; And which are the proprietary and geographic scopes of the process steps. The methodological approach is the qualitative one, the method is the one of case study and the technique of treatment of data was the analysis of content. It was found that the process occurs in a disaggregated way between its stages, there is independence of performance in the geographic and proprietary scopes, but, at different intensity, open innovation was more found than global innovation. And, the practice of open innovation does not influence the use of global innovation.
Keywords: processo de inovação; inovação global; inovação aberta; processo de desenvolvimento de produto; indústria têxtil e confecção
innovation process; global innovation; open innovation; product development process; textile industry and confection
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional
Citation: Mendes, Sidney Matos. Modelo de inovação do processo de desenvolvimento de produto baseado na desagregação do escopo geográfico e proprietário : estudo multi-casos do processo de inovação do setor têxtil e confecção brasileiro. 2017. [170 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Administração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/251
Issue Date: 28-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações - PMDGI

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