Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/265
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O idoso e a embalagem : premissas para projeto gráfico
Other Titles: The elderly and the packaging: premises for graphic design
???metadata.dc.creator???: Moura, Claudia Weber 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Strehlau, Vivian Iara
???metadata.dc.contributor.referee1???: Strehlau, Suzane
???metadata.dc.contributor.referee2???: Tinoco, Ágata
???metadata.dc.contributor.referee3???: Lopes, Luiz Tadeu Arraes
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo procura definir premissas e parâmetros para projeto gráfico de embalagem de produtos vendidos em canal de autosserviço que considerem o idoso como público consumidor. Os temas abordados na revisão teórica estão relacionados ao envelhecimento, às características do idoso como público consumidor, à embalagem e às relações do idoso com as embalagens dos produtos que consome. Para o desenvolvimento das pesquisas, foi utilizado método qualitativo com entrevistas exploratórias em profundidade com três grupos: idosos; designers experientes em projeto gráfico de embalagens; designers com idade acima de 60 anos. As pesquisas tiveram o objetivo de investigar a forma como os idosos se relacionam com a comunicação encontrada nas embalagens, a experiência dos designers em seus projetos e a relação de tais assuntos com o processo de envelhecimento. Ao final do estudo foi possível compreender que, para que os idosos possam vivenciar o envelhecimento lidando melhor com suas consequências, é necessário que o ambiente, de modo geral, e as embalagens, de modo específico, estejam preparados para atendê-los. Para tanto, o projeto gráfico das embalagens deve se efetivar a partir do aprofundamento e da compreensão do processo de envelhecimento em seus três planos - biológico, social e psicológico -, bem como de um olhar atento para o conceito de envelhecimento saudável. Desse modo, e tendo em vista também o uso dos aprendizados dos princípios do design universal, é possível obter uma embalagem boa não somente para os idosos, mas também para todos os públicos.
Abstract: This study seeks to define premises and parameters for graphic design on packaging of products sold in retail that consider the elderly public. The topics covered in the theoretical review are related to aging, the characteristics of the elderly as consumers, the packaging and the relationship of the elderly with the packaging of the products they consume. For the development of the researches, a qualitative method was used with interviews with three groups: older consumers; graphic designers with experience in packaging; designers over the age of 60. The researches aimed to investigate how the elderly relate to the communication found in packaging, the experience of the designers in their projects and the relation of such issues to the aging process. At the end of the study, it was possible to understand that, in order for the elder to experience their aging dealing with its consequences, it is necessary that the environment, in general, and the packaging, in a specific way, be prepared to serve them. In order to achieve this, the project for the graphic design on the packaging must consider the aging process in its three aspects: biological, social and psychological; as well as a careful look at the concept of healthy aging and the use of the principles of universal design as a support, resulting in good packaging not only for the elderly, but also for all.
Keywords: comportamento do consumidor; idoso; envelhecimento; projeto gráfico; embalagem; design gráfico; design universal
consumer behavior; elder; aging; packing; graphic design; universal design
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Moura, Claudia Weber. O idoso e a embalagem : premissas para projeto gráfico. 2017. [229 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/265
Issue Date: 23-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIA WEBER MOURA.pdfO idoso e a embalagem : premissas para projeto gráfico5.84 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.