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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Gestão de marcas de moda e identidade visual : critérios de escolha para tomada de decisão
Other Titles: Management of fashion brands and visual identity: selection criteria for decision making
???metadata.dc.creator???: Cid, Danilo Corrêa da Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Fábio Mariano
???metadata.dc.contributor.referee1???: Almeida, Luciana Florêncio de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Strehlau, Suzane
???metadata.dc.contributor.referee3???: Nielsen, Flavia Angeli Ghisi
???metadata.dc.contributor.referee4???: Blaso, Vivian
???metadata.dc.description.resumo???: Marcas são ativos estratégicos para o sucesso de uma empresa ou produto. Sua identidade visual compreende os estímulos de toda sua interface física, que inclui logo, símbolo, cor, forma, tipografia, texturas, padronagens e imagem. É por meio da identidade visual que uma marca se insere em uma categoria de produtos, se distingue de seus concorrentes e expressa sua personalidade. Se, por um lado, muito se aprofundou nos últimos 30 anos sobre as dimensões conceituais de marca que sistematizam suas forças; por outro, pouco se progrediu na pesquisa dos elementos visuais que compõem sua identidade visual. O objetivo principal desta pesquisa é avançar na identificação de argumentos e variáveis para a escolha de uma identidade visual praticada no mercado, quais critérios podem ser apontados como chaves nessa tomada de decisão. Para tanto, o público escolhido para estudo foram os peritos contemporâneos da marca – designer e gestor de marca. Ademais, para uma comparação entre processos de tomada de decisão com similaridade de contexto, optou-se pelo recorte do mercado de vestuário e acessórios, também conhecido como mercado de moda. O procedimento metodológico deste trabalho é uma pesquisa qualitativa com entrevistas em profundidade com gestores de marca de moda. Todos esses gestores foram decisores nos processos de revitalização das seguintes marcas: Schutz, Farm, Rosa Chá, Regina Rios, Zinco e Ellus. Tanto para o mercado quanto para a academia, a pesquisa pretende contribuir para o avanço na formalização de critérios de sucesso e argumentos para a tomada de decisão de uma identidade visual.
Abstract: Brands are strategic assets to guarantee a company’s or product’s success. Their visual identity comprehends the stimuli of its entire physical interface, which includes logo, symbol, color, shape, typography, textures, patterns, and image. It is through visual identity that a given brand takes place in a specific category of products, distinguishes itself from their competitors, and expresses its personality. For the past 30 years, there has been many discussions about the conceptual dimensions of brands that summarize their strengths. However, little has been researched about the visual elements that constitute their visual identity. The main objective of this research is to move forward in identifying arguments and variables for the choice of a certain visual identity practiced in the marketplace; as well as which criteria can be pointed as fundamental in these decision-making processes. To accomplish that, the chosen audience for this study is the contemporary brand experts – the designer and the brand manager. Furthermore, to draw a comparison between decisionmaking processes with context similarity, this research focus upon the marketplace of clothes and accessories, also known as the fashion market. The methodological procedure here is a qualitative research with in-depth interviews with fashion brands managers. All of them were decisive in the processes of revitalization of the following brands: Schutz, Farm, Rosa Chá, Regina Rios, Zinco, and Ellus. Both for the marketplace and the academy, this research intends to contribute in the formalization of success criteria and arguments for decision making when it comes to visual identity.
Keywords: consumer behavior; brand manager; design; visual identity, fashion
comportamento do consumidor; gestor de marca; design; identidade visual; moda
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Cid, Danilo Corrêa da Costa. Gestão de marcas de moda e identidade visual : critérios de escolha para tomada de decisão. 2017. [214 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/266
Issue Date: 24-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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