Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/268
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Comunicação, educação e história : a recepção do discurso do Memorial da Resistência de São Paulo por parte de professores (as) e aluno (as) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Other Titles: Communication, education and history: the reception of the speech of the Memorial of the Resistance of São Paulo by teachers and students of Elementary School II and High School
???metadata.dc.creator???: Mello, Felipe Carvalho Corrêa de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Baccega, Maria Aparecida
???metadata.dc.description.resumo???: O Memorial da Resistência de São Paulo está voltado para a pesquisa, salvaguarda e comunicação das memórias e narrativas históricas da resistência, do controle e da repressão durante o Brasil Republicano, privilegiando as narrativas e memórias sobre a Era Vargas (1930-1945) e a ditadura civil-militar (1964-1985). Em nossa pesquisa, em primeiro lugar, buscamos delinear as dimensões comunicativas do Memorial da Resistência de São Paulo. Esse processo envolve a argumentação teórica de que essa instituição museológica é constituída como um meio de comunicação/mídia, fazendo parte do campo da Comunicação. Em segundo lugar, tendo em vista que a escola formal ainda é o espaço privilegiado de reflexão sobre a realidade social, realizamos uma pesquisa buscando compreender o processo de recepção do discurso do Memorial da Resistência de São Paulo por parte de professores (as) e alunos (as) do nono ano do Ensino Fundamental II e do terceiro ano do Ensino Médio. Nesse âmbito, buscamos iluminar o processo de (re) produção de sentidos hegemônicos e/ou contra hegemônicos sobre a ditadura civil-militar. Fundado nas reflexões apresentadas pelos campos da Comunicação, da História e da Educação, concebemos, por um lado, que o discurso expositivo do Memorial da Resistência de São Paulo é constituído como um discurso contra hegemônico predisposto a operar como embate à concepção hegemônica acerca da ditadura civil-militar em circulação nos meios de comunicação e no campo escolar Por outro, compreendemos como sentidos hegemônicos o conjunto de discursos que relativizam e/ou silenciam sobre a violência; a tortura; a corrupção; as diversas violações aos direitos humanos; a censura; o genocídio dos povos indígenas; as lutas de resistências etc. ocorridas durante a ditadura civil-militar, chegando ao ponto de justificá-la e legitimá-la e, em alguns contextos cotidianos, clamar por sua volta. Esta pesquisa está situada na confluência de quatro campos teóricos: (1) Estudos de Recepção Latino-Americanos; (2) Estudos Culturais Britânicos; (3) Teoria das Mediações e (4) Análise de Discurso de Linha Francesa (ADF). Esses quatro campos são amarrados pelas reflexões do campo da Comunicação/Educação.
Abstract: The "Memorial da Resistência de São Paulo" preserves and comunicate the memories e narratives about the resistance, the control and repression along the History of republican Brazil, privileging the narratives anda memories of Vargas Era (1930-1945) e and the civilian-military ditatorship (1964-1985). In our research, in a first step, we seek to delineate the communicative dimensions of the "Memorial da Resistência de São Paulo". This process involves the theoretical argument that this museological institution is constituted as a means of communication / media, being part of the field of Communication. In a second step, considering that the formal school is still the privileged space for reflection on social reality, we conducted a research to understand the process of reception of the speech of the "Memorial da Resistência de São Paulo" by teachers and students of the Elementary School and High School. In this context, we seek to illuminate the process of (re) production of hegemonic and / or counter-hegemonic meanings about the civilian-military dictatorship. Based on the reflections presented by the fields of Communication, History and Education, we conceive, on the one hand, that the discourse of the "Memorial da Resistência de São Paulo" is constituted as a discourse predisposed to operate as a clash with the hegemonic conception about the dictatorship movement in the media and the school field. On the other, we understand as hegemonic meanings the set of discourses that relativize and / or silence about violence; torture; the corruption; violations of human rights; censorship; the genocide of indigenous peoples; the struggles of resistance, etc. occurred during the civilian-military dictatorship, to the point of justifying and legitimizing it and, in some everyday contexts, to claim for its return. This research is situated at the confluence of four theoretical fields: (1) Latin American Reception Studies; (2) British Cultural Studies; (3) Mediation Theory and (4) French Line Discourse Analysis. These four fields are tied by the reflections of the field of Communication / Education.
Keywords: comunicação/educação; Memorial da Resistência de São Paulo; recepção; discurso; ditadura civil-militar
communication/education; Memorial da Resistência de São Paulo; reception; discourse; civilian-military ditatorship
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo
Citation: Mello, Felipe Carvalho Corrêa de. Comunicação, educação e história : a recepção do discurso do Memorial da Resistência de São Paulo por parte de professores (as) e aluno (as) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. 2017. [245 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/268
Issue Date: 31-Mar-2017
Appears in Collections:Teses - PPGCOM

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FELIPE CARVALHO CORREA DE MELLO.pdfComunicação, educação e história : a recepção do discurso do Memorial da Resistência de São Paulo por parte de professores (as) e aluno (as) do Ensino Fundamental II e Ensino Médio2.47 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.