Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/270
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Excesso de confiança, ancoragem e conhecimento financeiro. O consumo das aplicações financeiras.
Other Titles: Excess of confidence, anchoring and financial knowledge. The consumption of financial investments.
???metadata.dc.creator???: Cruz, Ricardo Chagas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mello, Cristina Helena Pinto de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Strehlau, Vivian Iara
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nelmi, Leonardo
???metadata.dc.description.resumo???: O uso de heurísticas para o suporte da análise racional dos agentes econômicos quando da tomada de decisão em relação a ganhos e perdas no processo decisório em finanças, a partir da década de 70 passou a ser motivo de questionamento dos estudiosos de Economia e Psicologia Experimental gerando um arcabouço teórico hoje denominado Finanças Comportamentais. Com as contribuições de Daniel Kahneman e Amos Tversky, laureados com o Prêmio Nobel de Economia (2002), os estudos tomaram um impulso considerável nas finanças de mercados internacionais e nacionais que buscam entender como o investidor passa a conviver com as incertezas inerentes ao processo de escolha financeira. Este trabalho procurou identificar a relação das heurísticas de excesso de confiança e ancoragem, quando relacionadas ao nível de conhecimento dos investidores no consumo das aplicações financeiras quando os investidores se tornam superavitários. A tomada de decisão no consumo de ativos financeiros está permeada de incertezas e risco das mais diversas naturezas, e tem sido estudada desde a década de 50, porém foi no século XX que as heurísticas foram consideradas referenciais capazes de impactar a decisão de consumo de um produto financeiro. Por meio de uma pesquisa quantitativa na classe A e B – camadas sociais potenciais consumidoras de aplicações financeiras, procurou-se investigar se o conhecimento pode impactar na decisão de escolher uma aplicação financeira.
Abstract: The use of heuristics to support the rational analysis of economic agents when making decisions regarding gains and losses in the decision-making process in finance, from the 70's began to be questioned by scholars of Experimental Economics and Psychology generating A theoretical framework today called Behavioral Finance. With the contributions of Daniel Kahneman and Amos Tversky, Nobel Laureates in Economics (2002), the studies have taken a considerable boost in the finances of international and national markets that seek to understand how the investor comes to live with the uncertainties inherent in the process of Financial choice. This work sought to identify the relation of the heuristics of overconfidence and anchorage, when related to the level of knowledge of the investors in the consumption of financial investments when the investors become surplus. Decision making in the consumption of financial assets is permeated by uncertainties and risks of the most diverse nature, and has been studied since the 1950s, but it was in the 20th century that heuristics were considered as references capable of impacting the consumption decision of a Financial product. Through a quantitative research in class A and B - potential social layers of financial investments, we sought to investigate whether knowledge can impact the decision to choose a financial application.
Keywords: finanças comportamentais; ancoragem; excesso de confiança
behavioral finances; anchorage; overconfidence
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Cruz, Ricardo Chagas. Excesso de confiança, ancoragem e conhecimento financeiro. O consumo das aplicações financeiras. 2017. [95 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/270
Issue Date: 29-Aug-2017
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICARDO CHAGAS CRUZ.pdfExcesso de confiança, ancoragem e conhecimento financeiro. O consumo das aplicações financeiras.3.55 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.