Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/274
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Influência da música, da iluminação e Crowding na atenção do consumidor: um estudo exploratório em ambiente de laboratório de Varejo
Other Titles: Influence of music, lighting and Crowding on consumer attention: an exploratory study in the laboratory environment of Retail
???metadata.dc.creator???: Securato, Andrea Silvia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Spers, Eduardo Eugênio
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Marchesin, Vanessa Clarizia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mello, Cristina Helena Pinto de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Hermes Moretti Ribeiro da
???metadata.dc.description.resumo???: Os fatores ambientais de loja, e suas influências sobre o consumo são temas atuais e relevantes, tratados por grande parte da literatura acadêmica. Estes fatores, divididos em auditivos, visuais, olfativos, táteis, degustativos e sociais apresentam-se como foco das estratégias gerenciais, apresentada as interferências nas dinâmicas de atenção no ponto de venda. Este trabalho busca aclarar esta dinâmica, diante de três dos fatores: auditivo, visual e social. Para tanto, foram consideradas as variáveis de música, iluminação e crowding, e suas influências na atenção do consumidor em ambiente simulado de supermercado. A análise foi realizada no Retail Lab da Escola Superior de Propaganda e Marketing, com o uso da tecnologia Eye Tracking para identificação a atenção visual, diante de seis cenários variados. Os resultados apontam para um impacto positivo de músicas, de altura moderada (som ambiente), bem como influências da iluminação alta e natural, e aceleração das decisões de compra pela densidade de indivíduos, crowding. Tais resultados contribuem para o conhecimento acadêmico e gerencial em marketing, com indicação de propostas para estudos futuros.
Abstract: The store environmental factors and their influences on consumption are current and relevant themes, dealt with by much of the academic literature. These factors, divided into auditory, visual, olfactory, tactile, tasteful and social, are presented as the focus of managerial strategies, do to the interferences in the dynamics of attention at the point of sale. This paper seeks to clarify this dynamic, in face of three factors: auditory, visual and social. For that, the variables of music, lighting and crowding and their influences on consumer attention in a simulated supermarket environment were considered. The analysis was carried out in the Retail Lab of the School of Advertising and Marketing with the use of EyeTracking technology to identify the visual attention in front of six varied scenarios. The results point to a positive impact of music of moderate height (ambient sound), as well as influences of the high and natural lighting and acceleration of the decisions of purchase by the density of individuals (crowding). Such results contribute to the academic and managerial knowledge in marketing, with indication of proposals for future studies.
Keywords: comportamento do consumidor; atenção; ponto de venda; crowding; música; iluminação; eye tracking; Retail Lab
consumer behavior; attention; point of sale; crowding; music; lighting; eye tracking; Retail Lab
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Securato, Andrea Silvia. Influência da música, da iluminação e Crowding na atenção do consumidor: um estudo exploratório em ambiente de laboratório de Varejo. 2017. [68 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/274
Issue Date: 29-Mar-2017
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDREA SILVIA SECURATO.pdfInfluência da música, da iluminação e Crowding na atenção do consumidor : um estudo exploratório em ambiente de laboratório de Varejo2.21 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.