Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/28
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O papel dos mecanismos de fomento no processo de internacionalização da economia criativa no Brasil: o caso da apex no setor de arquitetura
Other Titles: The role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sector
???metadata.dc.creator???: Bianchi, Caio Giusti 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Figueiredo, Júlio César Bastos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borini, Felipe Mendes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Valiati, Leandro
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo da pesquisa é analisar de que forma os instrumentos de fomento, em particular o projeto Built by Brazil, provido pela APEX, podem aumentar a eficácia do processo de internacionalização das empresas de arquitetura do setor da economia criativa no Brasil. A fim de alcançar tal objetivo, as teorias de Modos de Entrada, Economia Criativa e Ambiente Institucional são abordadas através de uma pesquisa qualitativa com estudo de caso múltiplo, triangulação de coleta de dados e análise de conteúdo das entrevistas em profundidade realizadas. É possível destacar três principais conclusões da pesquisa: a incidência do modo contratual no modo de entrada dos escritórios em mercados externos, a insuficiência das ações da APEX para fomentar a internacionalização dos escritórios e a proposição de nove ações embasadas cientificamente e convergentes com a necessidade dos escritórios ao se internacionalizarem.
Abstract: The research aim is to analyze how fostering instruments, particularly the Built by Brazil project promoted by APEX can improve the effectiveness of architecture companies internationalization within Brazil s creative economy. In order to achieve such objective, Entry Mode, Creative Economy and Institutional Environment theories are approached through a qualitative research with multiple cases study, triangulation of data collection and content analysis of in-depth interviews. It is possible to highlight three main research findings: the incidence of companies contractual entry mode in foreign markets; the insufficiency of APEX actions in order to foster the companies internationalization; and the proposition of nine actions scientifically grounded and convergent with the companies needs to internationalization.
Keywords: gestão internacional
economia criativa
internacionalização de empresas
arquitetura
international business
creative economy
internationalization
architecture
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão Internacional
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Administração da ESPM
Citation: BIANCHI, Caio Giusti. The role of the support mechanisms in the internationalization process of the creative economy in Brazil : the case of apex in the architectural sector. 2015. 145 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/28
Issue Date: 25-Mar-2015
Appears in Collections:Dissertações - PMDGI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Caio Bianchi.pdf7.48 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.