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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Causation e effectuation : a influência nas estratégias de marketing e no desempenho de exportação de micro e pequenas empresas
Other Titles: Causation e effectuation : the influence on marketing strategies and export performance of micro and small enterprises
???metadata.dc.creator???: Cunha, Reynaldo Dannecker 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rocha, Thelma Valéria
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ogasavara, Mario Henrique
???metadata.dc.contributor.referee2???: Strehlau, Vivian Iara
???metadata.dc.contributor.referee3???: Spers, Eduardo Eugênio
???metadata.dc.contributor.referee4???: Carneiro, Jorge Manuel Teixeira
???metadata.dc.contributor.referee5???: Barki, Edgard
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo avalia como causation e effectuation influenciam o desenvolvimento das estratégias de marketing de exportação e o desempenho de exportação de micro e pequenas empresas. Alguns estudos utilizaram esses conceitos de maneira dicotômica; esta tese inova ao mostrar os impactos simultâneos das duas teorias no processo decisório de empresas exportadoras. Avança na conceituação teórica no campo da gestão de marketing internacional de MPEs e apresenta novas conexões com outras teorias, com origem na decisão racional da microeconomia neoclássica e que se apoia na ciência cognitiva. Na parte empírica, foi desenvolvida uma pesquisa quantitativa, com o método survey, com 110 micro e pequenas empresas. Os resultados apontam maiores efeitos de causation na adaptação de produto e de effectuation na adaptação de produto, comunicação e preço. Causation apresentou associação positiva com o desempenho de exportação. Indicaram também, na amostra pesquisada, a importância de manter decisões planejadas, controladas e voltadas ao resultado, assim como, ter flexibilidade e experimentar para potencializar os resultados de exportação. Sua aplicabilidade revela-se ao indicar práticas que aprimorem a internacionalização de MPEs.
Abstract: In this study we evaluate how causation and effectuation influence export marketing strategies and export performance of micro and small enterprises. Some studies have applied these concepts as a dichotomy issue; the novelty is on presenting both theories simultaneously and their impact on the decision-making process of exporting companies. We advance the theoretical conceptualization of international marketing management of SMEs and present new connections with previous concepts that either originated in the rational decision of neoclassical microeconomics or relies on cognitive science. Empirically we developed a quantitative research, using the survey method, whit 110 micro and small companies. The results pointed out a significant effect of causation on product adaptation and of effectuation on product adaptation, communication and price. Causation was posotively associated whit export performance. They also indicated, in the sample surveyed, the importance of maintaining planned, controlled and result-oriented decisions, as well as having flexibility and experimentation to enhance export results. Its applicability is revealed by indicating practices that improve the internationalization of SMEs.
Keywords: marketing internacional; estratégia de marketing; causation; effectuation; desempenho de exportação; MPE
international marketing; marketing strategy; causation; effectuation; export performance; SME
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional
Citation: Cunha, Reynaldo Dannecker. Causation e effectuation : a influência nas estratégias de marketing e no desempenho de exportação de micro e pequenas empresas. 2018. [147 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/292
Issue Date: 27-Feb-2018
Appears in Collections:Teses - PMDGI

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