Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/293
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Helder Haddad Carneiro da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4478448E4por
dc.contributor.advisor1Strehlau, Vivian Iara-
dc.contributor.referee1Ponchio, Mateus Canniatti-
dc.contributor.referee2Spers, Eduardo Eugênio-
dc.contributor.referee3Brito, Eliane Zamith-
dc.contributor.referee4Mazzon, José Afonso-
dc.contributor.referee5Rocha, Thelma Valeria-
dc.date.accessioned2018-08-08T15:53:37Z-
dc.date.issued2018-03-14-
dc.identifier.citationSilva, Helder Haddad Carneiro da. Collectible toys - fatores influenciadores e resultantes do colecionismo: um estudo com colecionadores de estátuas e figuras de ação brasileiros e norte-americanos. 2018. [201 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .por
dc.identifier.urihttp://tede2.espm.br/handle/tede/293-
dc.description.resumoO colecionismo como fenômeno de consumo vem sendo estudado sob diferentes perspectivas, e seus fatores antecedentes e consequentes são vastos e complexos. Esta tese traz como contribuição acadêmica original o estabelecimento de relações teóricas positivas e significativas entre fatores influenciadores e resultantes da prática colecionista que se destacam na literatura existente, defendendo que fatores emocionais positivos influenciam no interesse temático do colecionador, que por sua vez proporciona bem-estar emocional e supressão de frustrações, expansão e extensão do self e sentimentos de nostalgia pessoal. Para atender ao objetivo de investigar as correlações entre os construtos propostos, adotou-se uma abordagem metodológica mista. O levantamento bibliográfico serviu como fundamentação teórica para a definição de hipóteses e desenho de um modelo conceitual. A pesquisa qualitativa exploratória realizada com cinco líderes de opinião ligados ao objeto de estudo da tese - os colecionadores de estátuas e figuras de ação – consolidou um maior entendimento a respeito dos motivadores envolvidos nesse tipo de coleção. A pesquisa quantitativa descritiva ocorreu em três fases distintas. Num primeiro momento, escalas foram desenvolvidas e adaptadas, seguindo procedimentos psicométricos recomendados. Uma amostra com 250 colecionadores foi utilizada como pré-teste, a fim de apurar o modelo de mensuração. Feita a validação e avaliação da confiabilidade das escalas, as relações teóricas hipotetizadas foram analisadas por meio de análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais baseada em PLS. Duas surveys foram realizadas com colecionadores de estátuas e figuras de ação, uma no Brasil, com amostra de 700 colecionadores, e outra nos Estados Unidos, com amostra de 250 colecionadores, comparando-se os resultados dos modelos de mensuração e estrutural. Os resultados apontam que emoções positivas antecipadas influenciam no interesse temático do colecionador, levando-o a colecionar como forma de expressão identitária (extensão do self) e busca pela ampliação do self (self expandido), por intermédio da posse dos objetos de coleção, com efeito no bem-estar emocional do indivíduo. Os construtos extensão do self e self expandido provam-se distintos em suas perspectivas conceituais. Ademais, faixa etária mostra-se como variável moderadora importante nas relações entre supressão de frustração e nostalgia pessoal – os objetos de coleção evocam memórias e sentimentos nostálgicos e cumprem um papel compensatório. Por outro lado, a origem dos colecionadores (Brasil e EUA) não surge como variável moderadora das relações teóricas previstas, o que indica fatores influenciadores e resultantes indistintos. Como conclusão geral, a tese oferece um caminho para a construção de uma teoria sobre o colecionismo, com um entendimento inédito e inicial de relações causais relevantes.por
dc.description.abstractCollecting as a consumer phenomenon has been studied from different perspectives, and its antecedent and consequent factors are vast and complex. This thesis brings as an original academic contribution the establishment of positive and significant theoretical relations between factors influencing and resulting from the collecting practice that stand out in the existing literature, arguing that positive emotional factors influence the thematic interest of the collector, which in turn provides emotional well-being and suppression of frustration, expansion and extension of the self and feelings of personal nostalgia. In order to meet the objective of investigating the correlations between the proposed constructs, a mixed methodological approach was adopted. The bibliographic survey served as a theoretical basis for the definition of hypotheses and the design of a conceptual model. The exploratory qualitative research carried out with five opinion leaders linked to the thesis’ object of study - the collectors of statues and action figures - consolidated an understanding about the motivators involved in this type of collection. Quantitative descriptive research occurred in three distinct phases. At first, scales were developed and adapted following recommended psychometric procedures. A sample with 250 collectors was used as a pre-test in order to determine the measurement model. After the validation and evaluation of the reliability of the scales, the theoretical relations hypothesized were analyzed by means of confirmatory factor analysis and structural equations modeling based on PLS. Two surveys were carried out with collectors of statues and action figures, one in Brazil, with a sample of 700 collectors, and another in the United States, with a sample of 250 collectors, comparing the results of the measurement and structural models. The results indicate that early positive emotions influence the thematic interest of the collector, leading him to collect as a form of identity expression (extension of the self) and search for the expansion of the self (expanded self), through the possession of collection objects, with effect on the individual's emotional wellbeing. Extended Self and Expanded Self constructs prove distinct in their conceptual perspectives. In addition, the age group is shown as an important moderating variable in the relationships between suppression of frustration and personal nostalgia - the objects of collection evoke memories and nostalgic feelings and play a compensatory role. On the other hand, the origin of the collectors (Brazil and USA) does not appear as a moderating variable of the predicted theoretical relations, which indicates indistinct influencing and resulting factors. As a general conclusion, the thesis offers a way for the construction of a theory on collectivism, with an unprecedented and initial understanding of relevant causal relations.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2018-08-08T13:12:59Z No. of bitstreams: 1 pmdgi - helder haddad pós-banca.pdf: 11942280 bytes, checksum: 70cb69cb36998da51df1adaef7ab0e5c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2018-08-08T13:13:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 pmdgi - helder haddad pós-banca.pdf: 11942280 bytes, checksum: 70cb69cb36998da51df1adaef7ab0e5c (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2018-08-08T13:13:43Z (GMT) No. of bitstreams: 1 pmdgi - helder haddad pós-banca.pdf: 11942280 bytes, checksum: 70cb69cb36998da51df1adaef7ab0e5c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-08-08T15:53:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 pmdgi - helder haddad pós-banca.pdf: 11942280 bytes, checksum: 70cb69cb36998da51df1adaef7ab0e5c (MD5) Previous issue date: 2018-03-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.espm.br/retrieve/834/pmdgi%20-%20helder%20haddad%20p%c3%b3s-banca.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherEscola Superior de Propaganda e Marketingpor
dc.publisher.departmentESPM::Pós-Graduação Stricto Sensupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsESPMpor
dc.publisher.programPrograma de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacionalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcolecionismo; comportamento do consumidor; marketing; estátuas e figuras de ação; extensão do self e self expandido; nostalgiapor
dc.subjectcollecting; consumer behavior; marketing; statues and action figures; extended self and expanded self; nostalgiaeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleCollectible toys - fatores influenciadores e resultantes do colecionismo: um estudo com colecionadores de estátuas e figuras de ação brasileiros e norte-americanospor
dc.title.alternativeCollectible toys - factors influencing and resulting from collecting: a study with collectors of Brazilian and American statues and figures of actioneng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Teses - PMDGI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
pmdgi - helder haddad pós-banca.pdfCollectible toys - fatores influenciadores e resultantes do colecionismo: um estudo com colecionadores de estátuas e figuras de ação brasileiros e norte-americanos11.66 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.