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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A constituição identitária do professor universitário na sociedade contemporânea: uma teoria fundamentada baseada na comunicação e no consumo
Other Titles: The identity constitution of the university professor in contemporary society: a grounded theory based on communication and consumption
???metadata.dc.creator???: Araujo, Dayse Maciel de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Tondato, Marcia Perecin
???metadata.dc.contributor.referee1???: Hoff, Tania M. C.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, Rose de Melo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Junqueira, Antônio Hélio
???metadata.dc.contributor.referee4???: Peres Neto , Luiz
???metadata.dc.contributor.referee5???: Tuzzo, Simone Antoniaci
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese tem por objetivo construir uma teoria substantiva investigando a constituição da identidade de professores universitários nos anos 2010, no Brasil, relacionando sua atividade laboral com suas formas de comunicação digitais e não digitais e com o consumo de informações. Os professores do Ensino Superior contemporâneo encontram-se mediados pelo ecossistema comunicacional (MARTÍN-BARBERO, 2014) que repercute na atividade de trabalho com novos dispositivos de comunicação além de colocá-los em contato com uma nova geração de estudantes, que são nativos digitais (PRENSKY, 2001), em instituições de ensino de diferentes categorias administrativas. O paradigma interacionista, o método interpretativista e a Teoria Fundamentada em Dados, concebida por Strauss e Corbin (2008), foram escolhidos como perspectiva teórico-metodológica, em linha com o objetivo deste estudo para reflexão e conhecimento da identidade do docente do ES na intersecção com a Comunicação e o Consumo. A opção pela abordagem de Strauss e Corbin (2008) justifica-se por pressupor uma análise do contexto social como também um estudo da literatura existente para direcionar a amostragem teórica e por apresentar procedimentos, técnicas e uma formatação mais estruturada para a teoria gerada. O método de coleta de dados escolhido foi o de entrevistas individuais em profundidade e questionário estruturado realizado com doze professores de diferentes áreas, a saber, Ciências Exatas, Ciências Sociais e Artes e cinco gestores de instituições do Ensino Superior das categorias pública e privada. A conclusão é a existência de múltiplas identidades do sujeito educador que se distinguem pelas diferentes formas de comunicação dialógica e consumo de conteúdos materiais ou intangíveis e pelas áreas do saber. Com base nas análises foi gerada a seguinte teoria substantiva: “a identidade do professor universitário (antes fechada, rígida e autoritária) fragmenta-se e flexibiliza-se na sociedade em rede contemporânea, em um processo dinâmico, de acordo com a sua habilidade de articulação no mundo digital refletida no consumo on-line e off-line e com o seu vínculo institucional”. A investigação verificou a heterogeneidade das identidades dos professores na contemporaneidade no contexto da ambiência comunicativa e de suas práticas de consumo de informação.
Abstract: This thesis aims to construct a substantive theory investigating the identity of university professors in the 2010s, in Brazil, relating their work activity to their forms of digital and nondigital communication as well as the information consumption. Contemporary university professors are mediated by the communicational ecosystem (MARTÍN-BARBERO, 2014), which has an impact on the work activity with new communication devices and puts them in contact with a new generation of students, who are digital natives (PRENSKY, 2001), in educational institutions in different administrative categories. The interactionist paradigm, the interpretative method and the Grounded Theory, conceived by Strauss and Corbin (2008), have been chosen as theoretical-methodological perspective, in line with the objective of this study for reflection and knowledge of the university professor´s identity in the Communication and Consumption interface. The choice for the Strauss and Corbin (2008) approach is justified in that it presupposes an analysis of the social context as well as an existing literature study to direct theoretical sampling and presents procedures, techniques and a more structured format for the generated theory. The method for data collection chosen was individual in-depth interviews and a structured questionnaire carried out with twelve teachers from different areas, namely the Exact Sciences, the Social Sciences and Arts and five managers from both public and private university institutions. The conclusion is the existence of individual educators with multiple identities that differ by the different forms of dialogical communication and consumption of material or intangible contents and by the knowledge areas. Based on the analysis, the following substantive theory has been generated: "the identity of the university professor (previously closed, rigid and authoritarian) fragments and becomes flexible in a contemporary network society, in a dynamic process, according to his or her ability to articulate in the digital world reflected in the on-line and off-line consumption and his or her institutional affiliation”. The research has verified the heterogeneity of the professors’ identities in contemporary times in the context of the communicative ambience and its practices of information consumption.
Keywords: comunicação e consumo; cultura digital; professor universitário; teoria fundamentada em dados; teoria substantiva
communication and consumption; digital culture; university professor; grounded theory; substantive theory
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo
Citation: Araujo, Dayse Maciel de. A constituição identitária do professor universitário na sociedade contemporânea: uma teoria fundamentada baseada na comunicação e no consumo. 2018. [367 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/297
Issue Date: 29-Mar-2018
Appears in Collections:Teses - PPGCOM

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