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dc.creatorMatijewitsch, Fernando-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8471134P4por
dc.contributor.advisor1Casaqui, Vander-
dc.contributor.referee1Casadei, Eliza Bachega-
dc.contributor.referee2Hoff, Tania Marcia Cezar-
dc.contributor.referee3Doretto, Juliana-
dc.contributor.referee4Cardoso, João Batista-
dc.date.accessioned2018-10-04T19:12:06Z-
dc.date.issued2018-03-19-
dc.identifier.citationMatijewitsch, Fernando. Construção da infância empreendedora: comunicação, consumo e ludicidade nos discursos sobre empreendedorismo para crianças. 2018. [205 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .por
dc.identifier.urihttp://tede2.espm.br/handle/tede/305-
dc.description.resumoDiante da emergência do empreendedorismo como paradigma moral aplicável à vida profissional e particular de todos (CASAQUI, 2016a), este trabalho tem como tema a cultura empreendedora, compreendida a partir de seus processos comunicacionais e em suas imbricações com a noção de infância. Em pauta, está a disseminação crescente de instruções para a prática do empreendedorismo por parte do público infantil: escolas, cursos, brinquedos, experiências lúdicas e midiáticas, que compartilham o objetivo de transmitir o espírito de liderança, a criatividade inovadora e os métodos para a abertura de novos negócios. Sendo assim, para esta pesquisa, tomamos como objeto o discurso social (ANGENOT, 2010) sobre empreendedorismo para crianças, uma vez que é identificado, à parte das peculiaridades de cada linguagem específica, como uma grande expressão do espírito de nosso tempo. Partindo da premissa de que a infância é um “artefato social, e não uma categoria biológica” (POSTMAN, 2012, p. 11), estamos tratando de um contexto em que uma série de discursos visam sustentar as lógicas de justificação do novo espírito do capitalismo (BOLTANSKI e CHIAPELLO, 2009) para a nova geração. Nosso objetivo, portanto, é compreender como a infância é produzida por esses discursos articulados à cultura empreendedora. Além disso, também procuramos reconhecer quais são as normas de conduta identificadas com as crianças nesse cenário. Com base em uma extensa pesquisa documental e uma proposta metodológica formada pelos procedimentos da Grounded Theory (TAROZZI, 2011) e da Análise de Discurso de linha francesa (ORLANDI, 2010), analisaremos criticamente o conjunto de discursos dispostos a propagar o modelo de conduta padrão da sociedade empreendedora para os pequenos.por
dc.description.abstractFaced with the entrepreneurship’s emergence as a moral paradigm applicable to both our professional and private lives (CASAQUI, 2016a), this study has the entrepreneurial culture as its theme, understood from its communication processes and its entanglements with the notion of childhood. At the present time, we can observe a growing dissemination of instructions for the practice of entrepreneurship by children: school, courses, toys, entertainment and media experiences, which share the objective of transmitting the spirit of leadership, the innovative creativity and the methods for opening new business. Therefore, for this research, we take the social discourse (ANGENOT, 2010) on entrepreneurship for children as an object, since it is identified, apart from the peculiarities of each specific language, as a great expression of the spirit of our time. Starting from the premise that childhood is a social artifact, not a biological category (POSTMAN, 2012), we are dealing with a context in which a series of discourses aim to sustain the justification logics of the new spirit of capitalism (BOLTANSKI and CHIAPELLO, 2009) for a new generation. Thus, our goal is to understand how childhood is produced by the discourses articulated to the entrepreneurial culture. In addition, we also seek to recognize the standards of conduct identified with children in this setting. Based on an extensive documentary research and a methodological proposal formed by the Grounded Theory (TAROZZI, 2011) and the French Discourse Analysis (ORLANDI, 2010) procedures, we will critically analyze the set of discourses that are willing to propagate the entrepreneurial society’s model conducts for kids.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2018-10-04T19:00:51Z No. of bitstreams: 1 ppgcom - fernando matijewitsch.pdf: 7566808 bytes, checksum: 5371caf50dcd86039dfee4cff2c4761a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2018-10-04T19:01:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ppgcom - fernando matijewitsch.pdf: 7566808 bytes, checksum: 5371caf50dcd86039dfee4cff2c4761a (MD5)eng
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2018-10-04T19:11:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ppgcom - fernando matijewitsch.pdf: 7566808 bytes, checksum: 5371caf50dcd86039dfee4cff2c4761a (MD5)eng
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dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.espm.br/retrieve/879/ppgcom%20-%20fernando%20matijewitsch.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherEscola Superior de Propaganda e Marketingpor
dc.publisher.departmentESPM::Pós-Graduação Stricto Sensupor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsESPMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcomunicação e consumo; cultura empreendedora; infânciapor
dc.subjectcommunication and consumption; entrepreneurial culture; childhoodeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleConstrução da infância empreendedora: comunicação, consumo e ludicidade nos discursos sobre empreendedorismo para criançaspor
dc.title.alternativeEntrepreneurial childhood construction: communication, consumption and playfulness in discourses about entrepreneurship for childreneng
dc.typeDissertaçãopor
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