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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Temporalidades contemporâneas ressignificadas: lógicas de consumo e representações de passado e futuros no cenário ficcional de Tormenta RPG
Other Titles: Resigned contemporary temporality: consumption logics and past and future representations in the fictional scenario of Storm RPG
???metadata.dc.creator???: Tancini, Pedro Ernesto Gandine 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nunes, Mônica Rebecca Ferrari
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carrascoza, João L. A.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Casadei, Eliza Bachega
???metadata.dc.contributor.referee3???: Oliveira, Marcia Ramos de
???metadata.dc.contributor.referee4???: Rossetti, Regina
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação de mestrado versa sobre as representações de tempo e os movimentos de memória no contexto contemporâneo de consumo. Elegemos como objeto de pesquisa o cenário de Tormenta RPG. Role-playing game, o RPG, é uma modalidade de jogo de interpretação de papéis em que os participantes vivenciam narrativas de forma improvisada e colaborativa. Tormenta RPG, por sua vez, é uma marca editorial que, por meio de livros descritivos, constrói um ambiente ficcional para essas partidas, promovendo um universo inspirado na Idade Média mas com referência a diversos contextos não medievais. Investigamos como o texto de Tormenta RPG, ao operar representações de tempo aliadas à apropriação de imaginários de fantasia medieval e outros períodos históricos, ressignifica as temporalidades próprias ao contexto contemporâneo de cultura do consumo e cultura da memória. A metodologia envolve, primeiramente, pesquisa bibliográfica em torno do tempo, memória e consumo, com referência a autores como N. Elias, G. Szamosi, R. Koselleck, no que toca o tempo em seu caráter estrutural e no advento da modernidade, e Z. Bauman, A. Huyssen, D. Harvey, F. Hartog, no que toca as temporalidades contemporâneas, cultura da memória e cultura do consumo. A partir desse núcleo teórico, desenvolvemos análise do texto da “linha do tempo” apresentado pelo livro “Tormenta RPG”, tendo como base categorias criadas a partir dos estudos de semiótica da cultura de I. Lotman. Esperamos explorar as qualidades que as representações de tempo e os movimentos de memória na cultura, articulados às lógicas de consumo, imprimem na composição das nossas temporalidades atuais, em como atualizamos nossos passados e imaginamos nossos futuros.
Abstract: This master thesis turns on time representations and memory movements in the contemporary context of consumption. We pick the setting Tormenta RPG as the object of research. Role-playing game, RPG, is a game format in which players experience narratives in an improvised and collaborative way. Tormenta RPG, in turn, is an editorial brand that, through descriptive books, builds a fictional environment for this game, promoting a universe inspired in medieval fantasy but with reference to different non-medieval contexts. We investigate how the text of Tormenta RPG, by operating time representations allied to the appropriation of medieval fantasy and others historical imaginaries, resignifies the temporalities relating to the culture of consumption and culture of memory contexts. The methodology involves, first, bibliographical research around the concept of time, memory and consumption, with reference to authors such as N. Elias, G. Szamosi, R. Koselleck, concerning the time in its structural quality and in the modernity arrival, Z. Bauman, A. Huyssen, D. Harvey, F. Hartog, concerning the contemporary temporalities, culture of memory and culture of consumption. As of this theoretical core, we develop analysis of the “timeline” text introduced by the book “Tormenta RPG”, based on categories created from the cultural semiotics studies of I. Lotman. We expect to explore the qualities that the time representations and the memory movements, articulated to the consumption logics, imprint in the composition of our actual temporalities, in how we bring our pasts do the present and how we imagine our futures.
Keywords: consumo; tempo; memória; comunicação; Tormenta RPG
consumption; time; memory; communications; Tormenta RPG
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
Citation: Tancini, Pedro Ernesto Gandine. Temporalidades contemporâneas ressignificadas: lógicas de consumo e representações de passado e futuros no cenário ficcional de Tormenta RPG. 2018. [140 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/310
Issue Date: 27-Mar-2018
Appears in Collections:Dissertações - PPGCOM

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