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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Reação dos consumidores e das organizações nas mídias sociais em momentos de crise de imagem: um estudo sobre a carne fraca
Other Titles: Reaction of consumers and organizations in social media in times of image crisis: a study on weak meat
???metadata.dc.creator???: Soares, Camila Malheiros de Macedo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Spers, Eduardo Eugênio
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borges, Fábio Mariano
???metadata.dc.contributor.referee2???: Strehlau, Vivian Iara
???metadata.dc.contributor.referee3???: Guissoni, Leandro
???metadata.dc.contributor.referee4???: Silva, Hermes Moretti R.
???metadata.dc.description.resumo???: Nesta pesquisa propõe-se compreender a reação dos consumidores e organizações a partir das crises de imagem. Empregou-se como técnica de coleta o monitoramento das mídias sociais, para compreender e caracterizar a reação do consumidor – neste estudo classificado como internauta – e das organizações, nas mídias sociais em momentos de crise de imagem, tendo como objeto de estudo empírico a Operação Carne Fraca, devido à importância e influência da pecuária para a imagem do agronegócio e economia do Brasil e pela ameaça de linhas de consumo que auferem carne do cardápio. A partir da literatura, foi elaborado um modelo analítico fundamentado em duas partes: (a) na literatura de imagem de marca e marketing de crise, em que foi elaborado constructo para analisar as estratégias gerenciais das empresas diante de crise de imagem; (b) na literatura baseada na reação do consumidor e nas mídias sociais, com a qual criou-se constructo para análise dos perfis de reações dos internautas nas mídias sociais. A pesquisa trouxe como resultado análise documental de casos de crise de imagem e caracterização da reação das organizações e consumidores nas mídias sociais, compreendendo padrões de gerenciamento de crise de empresas e as reações dos internautas diante de crise de imagem. O estudo apoia profissionais da área de comunicação, marketing e gestão a tomarem decisões assertivas em momentos de crise de imagem institucional, de produto ou governamental.
Abstract: This dissertation aims to understand the reaction of consumers and compainies from the image crises. Social media monitoring was used as a technique to understand and characterize the consumer - in this study classified as an Internet user - and companies’ reaction, in social media in moments of image crisis, having as object of empirical study the Operation Carne Fraca, due to the importance and influence of livestock to the image of agribusiness and economy of Brazil and the threat of consumption lines that take out meat from the menu. From the literature, an analytical model based on two parts was elaborated: (a) in the brand image and crisis marketing literature, in which a construct was elaborated to analyze the companies' management strategies in the face of image crisis; (b) in the literature based on consumer reaction and social media, a construct was created to analyze the profiles of Internet users' reactions in social media. The research resulted in documentary analysis of cases of image crisis and characterization of the reaction of organizations and consumers in social media, including patterns of crisis management of companies and the reactions of Internet users in the face of image crisis. The study supports communication, marketing and management professionals to make assertive decisions in times of institutional, product or governmental crisis.
Keywords: mídias sociais; marketing de crise; reação do consumidor; agronegócio; Carne Fraca
social media; crisis marketing; consumer reaction; agribusiness; Carne Fraca
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Soares, Camila Malheiros de Macedo. Reação dos consumidores e das organizações nas mídias sociais em momentos de crise de imagem: um estudo sobre a carne fraca. 2018. [110 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/317
Issue Date: 13-Mar-2018
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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