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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Atitudes dos consumidores sobre o jeanswear: diferenças entre a geração Z e os baby boomers
Other Titles: Consumer attitudes about jeanswear: differences between generation Z and baby boomers
???metadata.dc.creator???: Gomes, Onnara Custódio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Strehlau, Vivian Iara
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, Thelma Valéria
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Luciana Florêncio de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Aureliano, Leonardo
???metadata.dc.contributor.referee4???: Sutter, Mariana Bassi
???metadata.dc.description.resumo???: Atitude é um constructo composto pelos elementos cognitivos, afetivos e conativos, onde os indivíduos desenvolvem uma resposta avaliativa, favorável ou não, em relação a um produto. O objetivo desta pesquisa foi avaliar as diferenças das atitudes dos consumidores da Geração Z, em relação aos Baby boomers, no que se refere ao jeanswear. Tratou-se de uma pesquisa survey, descritiva, com delineamento transversal, abordagem quantitativa, desenvolvida na internet, com amostra não probabilística e por conveniência. Para a coleta dos dados utilizou-se como instrumento um questionário online. A amostra válida da pesquisa foi de 373 respondentes, sendo 230 da Geração Z e 143 da geração Baby boomers. A partir dos resultados, verificou-se que o maior número de participantes da pesquisa foi da Geração Z, com predominância do gênero feminino em ambas as gerações; 40% da Geração Z e apenas 19,6% dos Baby boomers já participaram em pesquisa de moda e 95,7% da Geração Z e 96,5% dos Baby boomers nunca participaram de pesquisa sobre jeanswear; ambas as gerações consomem peças jeans eventualmente; a Geração Z é detentora de maior número de peças jeans; nos Baby boomers, os Elementos Cognitivos se manifestam com maior expressividade do que para a Geração Z e nestes os Elementos Afetivos se manifestam com maior intensidade do que para os Baby boomers e o Elemento Conativo se manifesta de maneira menos expressiva do que os outros elementos para ambas as gerações; houve uma influência significativa e positiva dos Elementos Afetivos e dos Conativos com o constructo Atitudes em relação ao consumo de moda, mas não houve uma influência significativa e positiva dos Elementos Cognitivos com as Atitudes em relação ao consumo de moda. Os resultados apontam para a justificada e até esperada incompatibilidade de opiniões, convicções, contexto e realidade entre as gerações aqui analisadas quanto ao jeanswear. Acredita-se que a realização desta pesquisa possa contribuir da melhor forma para a ampliação do conhecimento na área de moda, especificamente sobre o segmento de jeanswear, bem como constituir um referencial e direcionamento para nortear futuras pesquisas acadêmicas e decisões estratégicas nas empresas. Uma limitação do estudo foi o número restrito de participantes, pois foram analisadas duas gerações. Recomenda-se o aprofundamento da pesquisa concentrando os estudos por região brasileira, entre outros países e com outras gerações, como a X e a Y.
Abstract: Attitude is a construct composed of cognitive, affective and conative elements, where individuals develop an evaluative answer, favorable or not, in relation to a product. The objective of this research was to evaluate the differences in the attitudes of Generation Z consumers, in relation to Baby boomers, regarding jeanswear. This was a descriptive, cross-sectional and with quantitative approach research, developed on the internet, with a non-probabilistic sample and application of convenience sampling. An on-line questionnaire was used as an instrument to collect the data. The valid sample size of the survey was 373 respondents, 230 of Generation Z and 143 of the Baby boomers. Based on the results, it was verified that the higher number of participants of the research was of Generation Z, with predominance of feminine gender in both generations; 40% of Generation Z and only 19.6% of Baby boomers already participated in fashion research and 95.7% of Generation Z and 96.5% of Baby boomers never participated in research on jeanswear; both generations consume denim pieces eventually; Generation Z owns more denim pieces; in the Baby Boomers, the Cognitive Elements manifest themselves more expressively than in Generation Z, and in these the Affective Elements manifest themselves more strongly than in the Baby Boomers, and the Conative Element expresses itself less expressively than the other elements for both generations; there was a significant and positive influence of the Affective and Conative Elements with the Attitudes construct in relation to fashion consumption, but there was not a significant and positive influence of the Cognitive Elements with Attitudes in relation to fashion consumption. The results point to the justified and even expected incompatibility of opinions, convictions, context and reality between the generations analyzed here for jeanswear. It is believed that conducting this research will contribute to the expansion of knowledge in the fashion field, specifically on the jeanswear segment, as well as to provide a guide to future academic researches and strategic decisions in companies. One limitation of the study was the restricted number of participants, since two generations were analyzed. It is recommended to deepen the research by concentrating the studies by Brazilian region, among other countries and with other generations, such as X and Y.
Keywords: comportamento do consumidor; atitude; baby boomers; geração Z; jeanswear
consumer behavior; attitude; baby boomers; generation z; jeanswear
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Gomes, Onnara Custódio. Atitudes dos consumidores sobre o jeanswear: diferenças entre a geração Z e os baby boomers. 2018. [119 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/322
Issue Date: 22-Mar-2018
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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ONNARA GOMES - DISSERTAÇÃO MPCC TURMA 2 - VERSÃO FINAL 2018.01.pdfAtitudes dos consumidores sobre o jeanswear: diferenças entre a geração Z e os baby boomers1.44 MBAdobe PDFThumbnail

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