Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/326
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Atenção visual e congruência de embalagem em ambiente de laboratório de varejo com o uso de eye tracking
Other Titles: Visual attention and packaging congruence in a retail laboratory environment with the use of eye tracking
???metadata.dc.creator???: Gallina, Mariângela 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Spers, Eduardo Eugênio
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: Marchesin, Vanessa Clarizia
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mello, Cristina Helena P.
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Luciana Florêncio de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Hermes Moretti Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Silva, Leonardo Aureliano da
???metadata.dc.description.resumo???: Pesquisas sobre atenção visual e o comportamento do consumidor relatam como o design de embalagem desperta o interesse e estimula a escolha no ponto de venda. No entanto, pouca atenção é dedicada às embalagens que apresentam layout similar ou congruentes. O empírico dessa dissertação avalia a tomada de decisão do consumidor frente a uma embalagem com layout congruente entre as marcas de uma mesma categoria de produto. Está dividido em três estudos, todos realizados em ambiente de laboratório de varejo e com uso de eye tracking. Dois estudos foram de caráter exploratório, e o segundo houve a inclusão de uma variável controlada, a distância de observação. O terceiro foi um experimento com teste de hipóteses construídas a partir dos resultados anteriores e apoiados na revisão da literatura. Os resultados do estudo mostram uma correspondência entre a posição de gôndola e a escolha do consumidor, independente da congruência e da distância de observação. Os inputs servem como base para futuras pesquisas, podem ser validados em outras categorias de produtos e subsidiar estratégias de marketing e design de embalagem.
Abstract: Research on visual attention and consumer behavior reports how packaging design raises interest and stimulates point of sale choice. However, little attention is dedicate to packaging, that has a similar layout or congruent. The empiricist of this dissertation evaluates the decision making of the consumer in front of a packaging with congruent layout between the brands of the same category of product. It divided into three studies, all performed in a retail laboratory environment and using eye tracking. Two studies were exploratory, being that the second was the inclusion of a controlled variable, the observation distance. The third was an experiment with hypothesis testing constructed from the previous results and supported in the literature review. The results of the study show a correspondence between the shelf position and consumer choice, regardless of the congruent factors and distance of observation. The inputs serve as a basis for future research, can be validated for other product categories, and subsidize marketing strategies and packaging design.
Keywords: atenção visual; congruência, design de embalagem; retail lab; eye tracking
visual attention; congruence; packing design; retail lab; eye tracking
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Gallina, Mariângela. Atenção visual e congruência de embalagem em ambiente de laboratório de varejo com o uso de eye tracking. 2018. [73 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/326
Issue Date: 28-Mar-2018
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MPCC - MARIÂNGELA GALLINA.pdfAtenção visual e congruência de embalagem em ambiente de laboratório de varejo com o uso de eye tracking2.67 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.