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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Economia comportamental e alfabetização financeira no Brasil: impactos na previdência privada
Other Titles: Behavioral economics and financial literacy in Brazil: impacts on private pension plan
???metadata.dc.creator???: Vidal, Luís Fernando Morais 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mello, Cristina Helena Pinto de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Strehlau, Suzane
???metadata.dc.contributor.referee2???: Serralvo, Francisco Antonio
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem por objetivo investigar se o grau de Alfabetização Financeira dos indivíduos é um fator determinante do planejamento de aposentadoria no Brasil. A mensuração da Alfabetização Financeira tomou como base a escala utilizada por Van Rooij, Lusardi e Alessie (2011). A escala original desenvolvida por esses autores divide-se em duas partes. A primeira delas destina-se a medir a Alfabetização Financeira básica que mede o conhecimento sobre taxa de juros, inflação, valor do dinheiro no tempo e, a segunda, mede a Alfabetização Financeira avançada, analisando o conhecimento sobre o mercado acionário, risco, retorno, diversificação, títulos e fundo mútuos. Além disso, à luz da economia comportamental, avaliamos como o brasileiro se sentiria com a aplicação de um Nugde na adesão ao plano de previdência privada. Essa avaliação foi realizada por meio de duas questões elaboradas pelo autor, utilizando uma escala tipo Likert de 5 pontos. Para isso, foram entrevistados de forma on-line 226 pessoas de idade entre 30 e 60 anos. Os entrevistados foram divididos em cotas por classe econômica, a partir dos rendimentos familiares per capita expressos em reais de acordo com os critérios utilizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O questionário também contemplou as perguntas sociodemográficas (idade, sexo, escolaridade, e situação de emprego). Em suma, os resultados apontam que a alfabetização financeira está fortemente associada ao planejamento de aposentadoria. Além disso, os resultados também demosntram que os indivíduos enxergam positivamente o Nudge, um dos principais instrumentos da economia comportamental. Portanto, podemos concluir que é extremamente importante que haja investimentos na criação de programas de educação financeira e estudos na área da economia comportamental, seja de ordem pública ou privada, para que possamos ampliar o conhecimento e o planejamento dos indivíduos para a aposentadoria.
Abstract: The objective of this dissertation is to investigate if the degree of Financial Literacy of individuals is a determining factor in the planning of retirement in Brazil. The measurement of Financial Literacy was based on the scale used by Van Rooij, Lusardi and Alessie (2011). The original scale developed by these authors is divided into two parts. The first one of these two is intended to measure the Basic Financial Literacy that measures knowledge about interest rates, inflation, value of money in a period of time, and second measures the Advanced Financial Literacy by analyzing knowledge about the stock market, risk, return, diversification, bonds and mutual fund. Besides that, in the light of behavioral economics, we evaluated how the Brazilian would feel with the application of a Nugde in adherence to the private pension plan. This evaluation was carried out through two questions elaborated by the author, using a 5- point Likert scale. For this, 226 people with age between 30 and 60 years were interviewed online. The interviewees were divided into quota by economic class, based on the per capita family earnings expressed in Reais according to the criteria used by the Getúlio Vargas Foundation (also known as FGV). The questionnaire also addressed sociodemographic questions (age, sex, schooling, and employment situation). In summary, the results point out that financial literacy is strongly associated with retirement planning. Besides that, the results also demonstrate that individuals see positively Nudge, one of the main instruments of behavioral economics. Therefore, we can conclude that it is extremely important that there be investments in the creation of financial education programs and studies in the area of behavioral economics, whether public or private, so that we can increase the knowledge and planning of individuals for retirement.
Keywords: previdência privada; educação financeira; alfabetização financeira; planejamento para a aposentadoria, comportamento do consumidor, economia comportamental
rivate pension; financial education; financial literacy; retirement planning; consumer behavior
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Vidal, Luís Fernando Morais. Economia comportamental e alfabetização financeira no Brasil: impactos na previdência privada. 2018. [115 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/327
Issue Date: 29-Mar-2018
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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