Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/36
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Entendendo a vulnerabilidade do consumidor cego: traços de personalidade e adaptação ao mercado de consumo
Other Titles: Understanding the vulnerability of the blind consumer: personality traits and adaptation to the consumer market
???metadata.dc.creator???: Falchetti, Claudia 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ponchio, Mateus Canniatti
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rossi, George Bedinelli
???metadata.dc.contributor.referee2???: Botelho, Nara Lúcia Poli
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta deste estudo foi examinar a vulnerabilidade percebida pelo consumidor deficiente visual no mercado de consumo. Ao analisar as narrativas de dezesseis pessoas com deficiência visual adquirida, foi desenvolvido um entendimento dos fatores internos e externos que afetam seu grau de vulnerabilidade e identificadas suas estratégias de adaptação. A análise dos dados consistiu em análise de conteúdo latente, que foca na interpretação e na busca pelo significado de experiências particulares, eventos e estados reportados pelos respondentes. Estes foram divididos em três perfis que se distinguem na forma em que seus recursos internos e externos se relacionam ao lidar com a vulnerabilidade de consumo. Os resultados mostram como o bem-estar emocional, o suporte social para a facilitação do consumo, a aceitação da deficiência, autonomia e percepções sobre as dificuldades encontradas no mercado estão relacionados a mecanismos de adaptação. Este material traz contribuição à literatura sobre a vulnerabilidade do consumidor ao aprofundar a investigação da vulnerabilidade percebida pelo consumidor deficiente visual e ao identificar fatores atenuantes ou agravantes, bem como as estratégias de adaptação desses indivíduos. Além disso, apresenta resultados que contribuem com o desenvolvimento de outros projetos de pesquisa que buscam entender estes consumidores e de programas que levam ao aumento de sua qualidade de vida e seu bem-estar.
Abstract: The purpose of this paper was to examine the vulnerability perceived by visually impaired consumers. By analysing the narratives of sixteen people that have acquired visual impairment, was developed an understanding of the internal and external factors that affect their degree of vulnerability and identified their coping strategies. Data analysis consisted of latent content analysis, which focus on content interpretation and on a search for the meaning of the particular experiences, events, and states reported by the respondents. These were divided into three profiles that differ with respect to how internal and external resources are inter-related in the face of consumer vulnerability. Results show how emotional wellbeing, consumption-facilitating social support, acceptance, autonomy and perceptions about marketplace difficulties relate to coping mechanisms. This study makes a contribution to consumer vulnerability literature both by furthering the research on the vulnerability perceived by visually impaired consumers and by identifying the mitigating or aggravating factors related to those individuals, along with their coping strategies. Results are reported that may lead to the development of both other research projects that aim to understand these people and programmes that lead to improved quality of life and wellbeing for these particular consumers.
Keywords: vulnerabilidade do consumidor
adaptação do consumidor
estratégias de adaptação
restrições de consumo
deficiência
consumidor com deficiência visual
consumer vulnerability
consumer adaptation
coping strategies
consumption constraints
disability
visually impaired consumers
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão Internacional
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Administração da ESPM
Citation: FALCHETTI, Claudia. Understanding the vulnerability of the blind consumer: personality traits and adaptation to the consumer market. 2015. 62 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/36
Issue Date: 12-Nov-2015
Appears in Collections:Dissertações - PPGA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Falchetti.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.