Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/36
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFalchetti, Claudia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4891414U6por
dc.contributor.advisor1Ponchio, Mateus Canniatti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778393A6por
dc.contributor.referee1Rossi, George Bedinelli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773867H8por
dc.contributor.referee2Botelho, Nara Lúcia Poli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736246H3por
dc.date.accessioned2016-10-13T14:10:01Z-
dc.date.available2016-01-04-
dc.date.issued2015-11-12-
dc.identifier.citationFALCHETTI, Claudia. Understanding the vulnerability of the blind consumer: personality traits and adaptation to the consumer market. 2015. 62 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.espm.br/handle/tede/36-
dc.description.resumoA proposta deste estudo foi examinar a vulnerabilidade percebida pelo consumidor deficiente visual no mercado de consumo. Ao analisar as narrativas de dezesseis pessoas com deficiência visual adquirida, foi desenvolvido um entendimento dos fatores internos e externos que afetam seu grau de vulnerabilidade e identificadas suas estratégias de adaptação. A análise dos dados consistiu em análise de conteúdo latente, que foca na interpretação e na busca pelo significado de experiências particulares, eventos e estados reportados pelos respondentes. Estes foram divididos em três perfis que se distinguem na forma em que seus recursos internos e externos se relacionam ao lidar com a vulnerabilidade de consumo. Os resultados mostram como o bem-estar emocional, o suporte social para a facilitação do consumo, a aceitação da deficiência, autonomia e percepções sobre as dificuldades encontradas no mercado estão relacionados a mecanismos de adaptação. Este material traz contribuição à literatura sobre a vulnerabilidade do consumidor ao aprofundar a investigação da vulnerabilidade percebida pelo consumidor deficiente visual e ao identificar fatores atenuantes ou agravantes, bem como as estratégias de adaptação desses indivíduos. Além disso, apresenta resultados que contribuem com o desenvolvimento de outros projetos de pesquisa que buscam entender estes consumidores e de programas que levam ao aumento de sua qualidade de vida e seu bem-estar.por
dc.description.abstractThe purpose of this paper was to examine the vulnerability perceived by visually impaired consumers. By analysing the narratives of sixteen people that have acquired visual impairment, was developed an understanding of the internal and external factors that affect their degree of vulnerability and identified their coping strategies. Data analysis consisted of latent content analysis, which focus on content interpretation and on a search for the meaning of the particular experiences, events, and states reported by the respondents. These were divided into three profiles that differ with respect to how internal and external resources are inter-related in the face of consumer vulnerability. Results show how emotional wellbeing, consumption-facilitating social support, acceptance, autonomy and perceptions about marketplace difficulties relate to coping mechanisms. This study makes a contribution to consumer vulnerability literature both by furthering the research on the vulnerability perceived by visually impaired consumers and by identifying the mitigating or aggravating factors related to those individuals, along with their coping strategies. Results are reported that may lead to the development of both other research projects that aim to understand these people and programmes that lead to improved quality of life and wellbeing for these particular consumers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-10-13T14:10:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Claudia Falchetti.pdf: 1046264 bytes, checksum: ed2ea5559635f1dbbd09bda2227ae58d (MD5) Previous issue date: 2015-11-12eng
dc.description.sponsorship-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.espm.br/retrieve/177/Claudia%20Falchetti.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherAssociação Escola Superior de Propaganda e Marketingpor
dc.publisher.departmentGestão Internacionalpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsESPMpor
dc.publisher.programPrograma de Mestrado em Administração da ESPMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectvulnerabilidade do consumidorpor
dc.subjectadaptação do consumidorpor
dc.subjectestratégias de adaptaçãopor
dc.subjectrestrições de consumopor
dc.subjectdeficiênciapor
dc.subjectconsumidor com deficiência visualpor
dc.subjectconsumer vulnerabilityeng
dc.subjectconsumer adaptationeng
dc.subjectcoping strategieseng
dc.subjectconsumption constraintseng
dc.subjectdisabilityeng
dc.subjectvisually impaired consumerseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOSpor
dc.titleEntendendo a vulnerabilidade do consumidor cego: traços de personalidade e adaptação ao mercado de consumopor
dc.title.alternativeUnderstanding the vulnerability of the blind consumer: personality traits and adaptation to the consumer marketeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Dissertações - PPGA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudia Falchetti.pdf1.02 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.