Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/377
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A consolidação da Som Livre como empresa líder da indústria da música brasileira a partir de sua adaptação frente às transformações digitais pós 2000
Other Titles: The consolidation of the Som Livre as leader of the Brazilian music industry from adapting in the face of post 2000 digital transformation
???metadata.dc.creator???: Abreu, Ricardo Almeida de
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, João Luiz de Figueiredo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Formiga, Eliana de Lemos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Galindo, Flávia Luiza Oliveira da Cunha
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho analisa como a Som Livre se adaptou às recentes transformações ocorridas nos modelos de negócios adotados no mercado brasileiro e seus agentes na indústria fonográfica no recorte temporal de 2000 até 2018. Partimos de uma análise sobre as mudanças na organização da indústria da música, discutindo como as tecnologias digitais afetaram os diferentes agentes da indústria e como surgiram novos. Na sequência realizamos um estudo de caso da Som Livre, a gravadora brasileira que mudou completamente a direção frente às novas tecnologias e despontou como a maior empresa do segmento em música nacional. Ao analisarmos a diminuição das barreiras à entrada de novos players na indústria da música, reconhecemos que a capacidade adaptativa se tornou um forte elemento de competitividade, de maneira que analisamos esse processo na Som Livre, que no decorrer da transição do mercado físico para o mercado digital assumiu uma posição de liderança no mercado nacional. A pesquisa realizada é de abordagem qualitativa e como procedimentos metodológicos do estudo de caso destacamos a realização de revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários da indústria da música e da Som Livre e a realização de entrevistas semiestruturadas com lideranças da empresa. Acreditamos que o trabalho realizado tem o potencial contribuir para o reconhecimento do ambiente competitivo da indústria da música no Brasil e pode ser aplicado em outros trabalhos acadêmicos ou de mercado que tenham como premissa a compreensão do setor da música no Brasil
Abstract: This work analyzes how Som Livre adapts to the recent transformations in business models adopted in the Brazilian market and its agents in the recording industry with time cut from 2000 to 2018. We start from an analysis of the changes in the organization of the music industry, discussing how Digital technologies have affected the different players in the industry and how new ones have emerged. Following, we conducted a case study of Som Livre, a Brazilian record label that completely changed the direction of new technologies and emerged as the largest company in the national music segment. In analyzing the lower barriers to entry for new players in the music industry, it recognizes that adaptive capacity has become a strong element of performance, the way to analyze this process in Som Livre, which does not make the physical to market progress. Digital has assumed a leading position in the domestic market. A research is a qualitative approach and as methodological procedures of case study highlighted for bibliographic review, secondary data survey of the music and sound industry and semi-structured interviews with company leaders. We believe that the work has the potential to contribute to the recognition of the competitive environment of the music industry in Brazil and can be applied to other academic or market works that have as premise the performance of the music in
Keywords: indústria da música; som livre; streaming; showbusiness; economia criativa
music industry; som livre; streaming; showbusiness; creative economy
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa
Citation: Abreu, Ricardo Almeida de. A consolidação da Som Livre como empresa líder da indústria da música brasileira a partir de sua adaptação frente às transformações digitais pós 2000. 2019. [50 f.]. Dissertação( Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [Rio de Janeiro].
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/377
Issue Date: 11-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações - MPGEC



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.