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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Influência do atributo de sinal na disposição a pagar pela carne bovina produzida no pasto
Other Titles: Sign attribute influence on willingness to pay for beef produced on pasture
???metadata.dc.creator???: Chini, Juliana 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Spers, Eduardo Eugênio
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borini, Felipe Mendes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Neves, Marcos Fava
???metadata.dc.description.resumo???: Atributos de sinal trazem sugestões para demais atributos enquanto os atributos independentes não. Este trabalho teve como objetivo identificar o impacto marginal de introduzir um atributo de sinal de uma carne produzida a pasto na disposição a pagar (WTP) dos consumidores pelos demais atributos independentes. As hipóteses do estudo são que a WTP pelo atributo Bem-estar animal Garantido é maior do que os demais atributos em um mesmo bife, a WTP do atributo de sinal diminui quando atributos independentes são adicionados e a WTP pelo atributo maciez é maior do que pelo atributo de sinal. A pesquisa está dividida em três etapas. A primeira, qualitativa, consistiu na investigação dos valores que os consumidores possuem em relação à produção de carne bovina. Para tanto, foram realizadas 52 entrevistas com consumidores brasileiros e estadunidenses e foi utilizado o laddering. A segunda etapa, também qualitativa e de caráter exploratório, contemplou entrevistas em profundidade com dois especialistas de carne. Na terceira etapa, quantitativa, foram realizados seis experimentos, presenciais e online, com 267 consumidores de carne bovina. Como resultados, o principal valor encontrado para os brasileiros foi de segurança, enquanto para os estadunidenses foi o auto direcionamento. Para os especialista, a carne bovina produzida a pasto poderia ser um diferencial para nichos de mercado. Para os consumidores, a disposição a pagar por bem-estar animal foi a mais importante nos experimentos de escolha onde esta informação estava presente. Conforme atributos foram apresentados, a WTP pelos atributos mais importantes diminui. E os consumidores estão dispostos a pagar mais por maciez do que por bem-estar animal. As três hipóteses foram validadas. Oportunidades de novas pesquisas e implicações teóricas e gerencias são apresentadas.
Abstract: Cue attributes bring suggestions for other attributes as the independent attributes not. This study aimed to identify the marginal impact of introducing a cue attribute of a grass fed-beef in the willingness to pay (WTP) of consumers by other independent attributes. The hypotheses of the study are that the WTP for the attribute "Animal welfare Guaranteed" is greater than for the other attributes in the same steak, the WTP of the cue attribute decreases as independent attributes are added and the WTP for the attribute tenderness is greater than for the cue attribute. The research is divided into three stages. The first, qualitative, was the investigation of the values that consumers have about the beef production. Therefore, there were conducted 52 interviews with Brazilian and American consumers and was used the laddering. The second stage, also qualitative and exploratory, included interviews with two beef experts. In the third stage, quantitative, six experiments were performed in person and online with 267 consumers of beef. As a result, the main value found for the Brazilians was security, while for the Americans was the self-direction. For the experts, the grass-fed beef could be an advantage for niche markets. For consumers, the WTP for animal welfare was the most important in the experiments of choice where this information was presented. As attributes were introduced, the WTP for the most important attributes decreased. Moreover, consumers are willing to pay more for tenderness than for animal welfare. The three hypotheses were validated. New opportunities for research and theoretical and managerial implications are presented.
Keywords: atributos
carne bovina
consumidor
experimento
marketing internacional
attributes
beef
consumer
experiment
international marketing
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão Internacional
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Administração da ESPM
Citation: CHINI, Juliana. Sign attribute influence on willingness to pay for beef produced on pasture. 2015. 115 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2015.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/38
Issue Date: 2-Dec-2015
Appears in Collections:Dissertações - PMDGI

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