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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Fábrica do corpo neoliberal: ditos e não ditos dos discursos midiáticos sobre beleza e saúde
Other Titles: Factory of the neoliberal body: said and unspoken of media discourses on beauty and health
???metadata.dc.creator???: Lovato, Sabina Ribeiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Hoff, Tânia M. C.
???metadata.dc.contributor.referee1???: Casadei, Eliza Bachega
???metadata.dc.contributor.referee2???: Longhi, Carla Reis
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa elege como tema a produção dos discursos midiáticos sobre beleza e saúde e seus modos de subjetivação no contexto de nossa contemporânea sociedade, à luz de teorias sobre comunicação e consumo, com ênfase em reflexões sobre neoliberalismo e biossociabilidades. Definimos nosso problema de pesquisa a partir da seguinte pergunta: Como se constituem as interações discursivas entre os discursos midiáticos sobre beleza e saúde, considerando a articulação entre comunicação e consumo na produção do sujeito neoliberal e na promoção de biossociabilidades? Para respondê-lo, desenvolvemos uma análise do discurso tendo como objeto empírico a campanha institucional ―Silicone Seguro‖, da Johnson & Johnson, mapeando as convocações midiáticas promotoras de uma subjetividade contemporânea constitutiva do sujeito neoliberal feminino. Ao longo do trabalho, também analisamos textos dispersos da mídia sobre implantes de silicone e cirurgias plásticas, contextualizando sua formação discursiva. O referencial teórico é composto por três eixos: Comunicação e Consumo, com Silverstone, Douglas e Isherwood, Hoff, Braga e Sodré; Neoliberalismo e Pós-Feminismo, com Dardot e Laval, Boltanski e Chiapello e Elias, Gill e Scharff; e Biopolítica e Biossociabilidades, com Foucault, Rabinow, Ortega, Hoff e Jarrín. Como aporte teórico metodológico, temos a Análise de Discurso Francesa e as suas noções de ditos e não ditos e formação discursiva. Deste modo, inspirados pelos estudos de Elias, Gill e Scharff sobre o pós-feminismo, considerado por estas autoras como o neoliberalismo sob o viés de gênero, identificamos e analisamos as convocações ao sujeito neoliberal feminino encontradas na campanha ―Silicone Seguro‖. Como resultados, elencamos que, ao mobilizar afetos positivos e otimistas para inculcar a ideologia neoliberal do empreendedorismo, os ditos e não ditos do discurso revelam um sujeito infantilizado que empreende o labor estético ressignificado como empoderamento feminino. Os discursos midiáticos silenciam os riscos decorrentes dos implantes de mama, fornecendo informações incompletas às pacientesconsumidoras que buscam a autoprodução do corpo por meio de cirurgias estéticas.
Abstract: This research selects as its theme the production of media discourses about beauty and health and its subjectifying ways in the context of our contemporary consumption society, guided by communications and consumption theories, with emphasis on reflections about neoliberalism and biosociality. Our research problem is defined by the following question: How does discursive interactions are constituted in between media discourses about beauty and health, considering the articulations between communication and consumption in the making of the neoliberal subject and in the promotion of biosocialities? To answer that, we develop a discourse analysis having as its empiric object the institutional campaign ―Safe Silicone‖, by Johnson & Johnson, mapping the media convocations which promotes a contemporary subjectivity that constitutes the feminine neoliberal subject. Throughout this work, we also analyse scattered media texts about breast implants and plastic surgery, contextualizing its discursive formation. The theoretical reference is composed by three axes: Communications and Consumption, with Silverstone, Douglas and Isherwood, Hoff and Sodré; Neoliberalism and Post-Feminism, with Dardot and Laval, Boltanski and Chiapello and Elias, Gill and Scharff; and Biopolitcs and Biosociality, with Foucault, Rabinow, Ortega, Hoff and Jarrín. As theoretical-methodological conduct we have the French Discourse Analysis and its notions of saying and sayings and discursive formation. Thus, inspired by the studies by Elias, Gill and Scharff on post-feminism, considered by those authors as gendered neoliberalism, we identify and analyse the convocations aimed at the feminine neoliberal subject found in the ―Safe Silicone‖ campaign. As for the results, we notice that, when positive and optimistic affects are mobilized to inculcate the neoliberal ideology of entrepeneurship, the saying and non sayings of the discourse reveal an infantilized subject who engages in aesthetic labour resignified as feminine empowerment. The media discourses silence the risks of breast implants, providing incomplete information to the patient-consumers who seek the self-production of the body by means of plastic surgery.
Keywords: comunicação e consumo; sujeito neoliberal feminino; ditos e não ditos; pós-feminismo; saúde e beleza
communications and consumption; feminine neoliberal subject; sayings and non sayings; post-feminism; health and beauty
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
Citation: Lovato, Sabina Ribeiro. Fábrica do corpo neoliberal: ditos e não ditos dos discursos midiáticos sobre beleza e saúde. 2019. [155 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/396
Issue Date: 20-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações - PPGCOM

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