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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Ética, discursos e corrupção : a produção de sentidos sociais a partir da recepção do quadro 'Cadê o dinheiro que tava aqui?' do Fantástico (Rede Globo)
Other Titles: Ethics, speeches and corruption: the production of social meanings from the reception of the painting 'Where is the money that was here?' do Fantástico (Rede Globo)
???metadata.dc.creator???: Chioccola, Fabrizzio Saitta 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Peres-Neto, Luiz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, Rosamaria de Melo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Casadei, Eliza Bachega
???metadata.dc.contributor.referee3???: Meucci, Arthur
???metadata.dc.contributor.referee4???: Lopes, Felipe Tavares Paes
???metadata.dc.description.resumo???: Situada no campo da comunicação e consumo esta tese problematiza questões sobre ética e corrupção a partir de um estudo de recepção com professores do Ensino médio e fundamental, concretamente tomando o quadro telejornalístico “Cadê o dinheiro que tava aqui?” do programa Fantástico (Rede Globo) como objeto de discussão. Como problema de pesquisa, questionamos se/como/ em que medida "Cadê o dinheiro que tava aqui?" contribui para produção de sentidos que minam a noção ética de bem público e coletivo, e que sustentam uma ética neoliberal fundada na prevalência de interesses mercadológicos sobre os valores de igualdade, democracia e cidadania. Como procedimento para a coleta de dados primários, operamos com duas técnicas de pesquisa, a saber: a) um estudo de recepção estimulado através da apresentação de vídeos; b) a aplicação de questionário semiestruturado. No que diz respeito ao processo de análise, optamos pela construção de uma perspectiva que combina a teoria das mediações (Jesus Martin-Barbero) e a Hermenêutica de Profundidade (John B. Thompson). Interessa-nos verificar com se dão os processos de (re) produção de sentidos sobre ética, política e corrupção e as formas como eles se entrecruzam com as estruturas de poder entre professores e discutir qual o papel da mídia neste contexto. Ainda que circunscrito a um estudo limitado, como conclusão, interpretamos que as falas dos professores possuem um potencial crítico ainda que paradoxal. Em certos contextos as falas dos professores tendem a reforçar a retórica da ética neoliberal ainda que em outros, pretendem miná-las, sobretudo ao reivindicar a importância da coisa pública na manutenção da ordem política e democrática.
Abstract: Is thesis addresses a discussion on ethics and corruption from consumption and communication field of knowledge, based on a reception study conducted along school teachers, taking as object of discussion the attraction called “Cadê o dinheiro que estava aqui?” (Where is the money that was supposed to be here?), part of TV show “Fantastico”, featured by Rede Globo broadcasting group. As a research problem, we question whether, how and in what extent “Cadê o dinheiro que estava aqui?” contributes to a production of meanings which undermines a notion of ethics and public and collective good, sustaining a neoliberal ethic based on a prevalence of market interest over values as equality, democracy and citizenship. As a primary data collection, we operate two research techniques: a) a stimulated reception study through video exhibition; b) semi-structured questionnaire administering. With regard to the analysis process, with regard to the process of analysis, we opted for the construction of a perspective that combines the theory of mediations (Jesus Martin-Barbero) and the In-depth Hermeneutics (John B. Thompson). We are interested in verifying how the processes of (re) production of meanings about ethics, politics and corruption work, and how it is interwoven with the power structures among teachers, as well as discuss the role of media in this context. Although circumscribed in a limited study, in conclusion, we interpret teachers' statements as having a critical yet paradoxical potential. In some contexts teachers' statements tend to reinforce the rhetoric of neoliberal ethics, although in others, they aim to undermine them, especially in claiming the importance of public affairs in maintaining political and democratic order.
Keywords: comunicação e consumo; corrupção; ética; educação; recepção
consumption and communication; corruption; ethics; education and reception
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo
Citation: Chioccola, Fabrizzio Saitta. Ética, discursos e corrupção : a produção de sentidos sociais a partir da recepção do quadro 'Cadê o dinheiro que tava aqui?' do Fantástico (Rede Globo). 2019. [217 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/402
Issue Date: 14-Mar-2019
Appears in Collections:Teses - PPGCOM

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