Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/405
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Compartilhar para chegar: fatores de escolha para usos de serviços de modalidade compartilhados e privados na cidade de São Paulo
Other Titles: Share to arrive: factors of choice for uses of shared and private modality services in the city of São Paulo
???metadata.dc.creator???: Miranda, Daniela Cunha Fernandes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Strehlau, Suzane
???metadata.dc.contributor.referee1???: Almeida, Luciana Florêncio de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Leonardo Aureliano da
???metadata.dc.description.resumo???: Diante da necessidade de locomoção e da falta de infraestrutura de mobilidade urbana nas grandes cidades, consumidores cada vez mais buscam alternativas e compartilham caminhos e veículos no trânsito. Mesmo com a crescente importância do compartilhamento, seja de serviços ou de bens (BOSTMAN; ROGERS.2011), a literatura sobre esse assunto tem sido pouco explorada. A partir desse cenário, a Economia Colaborativa embasa e dá suporte aos estudos desta dissertação que tem como objetivo identificar os perfis dos usuários de transporte por aplicativo compartilhado e privado na cidade de São Paulo, elencando fatores que tornam esse serviço relevante ou não para esse consumidor. Para se chegar aos resultados, utilizou-se uma abordagem qualitativa e entrevistas semiestruturadas com 22 pessoas, usuárias de transporte por aplicativos Uber X e Uber Juntos, com idades entre 22 e 54 anos. Os resultados apontam dois perfis de usuários; um mais compartilhador, que tem hábitos colaborativos em seu dia a dia, e o outro menos compartilhador, que dá prioridade a serviços com mais privacidade e individualidade. Dentre os fatores mais citados para o engajamento no serviço compartilhado, a Confiança aparece com maior destaque e é também apontado como principal motivo para a recusa de uso desse tipo de serviço.Fatores como preço, qualidade e socialização também estão entre os princípios apontados para engajamento no shared mobility, e sustentabilidade não aparece como um potencial engajador para a escolha entre os entrevistados.
Abstract: Faced with the need for locomotion and the lack of infrastructure of urban mobility in large cities, consumers are increasingly seeking alternatives and sharing roads and vehicles in traffic. Even with the growing importance of sharing either services or goods (BOSTMAN.ROGERS.2011), literature has been little explored on this subject. From this scenario the Collaborative Economy supports and supports the studies of this dissertation that aims to identify the profiles of the users of transport by shared and private application in the city of São Paulo, listing factors that make this service relevant or not for this consumer . To reach the results, a qualitative approach was used, with in-depth interviews with 22 people, users of Uber X and Uber Juntos applications, aged between 22 and 54 years. The results point to two user profiles; a more sharing, who has collaborative habits in his day to day and the other less sharing, that gives priority to services with more privacy and individuality. Among the most cited factors for engagement in the shared service, Confiança appears more prominently and is also pointed as the main reason for the refusal to use this type of service. Factors such as price, quality and socialization are also among the principles pointed out for engagement in shared mobility and sustainability does not appear as a potential enabler for the choice among respondents.
Keywords: comportamento do consumidor; economia compartilhada; shared mobility; transporte; mobilidade urbana; Uber
consumer behavior; sharing economy; shared mobility; transportation; urban mobility;Uber
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Miranda, Daniela Cunha Fernandes. Compartilhar para chegar: fatores de escolha para usos de serviços de modalidade compartilhados e privados na cidade de São Paulo. 2019. [79 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/405
Issue Date: 24-Apr-2019
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniela Cunha Fernandes Miranda.pdfCompartilhar para chegar: fatores de escolha para usos de serviços de modalidade compartilhados e privados na cidade de São Paulo1.99 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.