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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Sucos funcionais: percepções, compreensão e comportamento do consumidor
Other Titles: Functional juices: consumer perceptions, understanding and behavior
???metadata.dc.creator???: Costa, Marcelo Martins da
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Strehlau, Suzane
???metadata.dc.contributor.referee1???: Spers, Eduardo Eugênio
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Leonardo Aureliano da
???metadata.dc.description.resumo???: Com a crescente conscientização e preocupação com a saúde, o entendimento da importância da alimentação para a manutenção do bem-estar, a redução do risco de doenças e o prolongamento da expectativa de vida, cada vez mais os consumidores buscam ampliar o conhecimento sobre as propriedades dos alimentos que ingerem para que possam fazer melhores escolhas visando a uma alimentação saudável. Nesse cenário, os alimentos funcionais vêm apresentando crescimento, com novos produtos sendo desenvolvidos e oferecidos ao mercado anualmente. Entretanto, esse ainda é um grupo de alimentos novo no Brasil, e os consumidores não têm nem entendimento nem percepção claros de suas características. Esta dissertação faz uma abordagem qualitativa, com método de coleta através de grupos focais com consumidores de sucos prontos para beber e utiliza roteiro semiestruturado desenvolvido com base nos constructos do Modelo de Crença em Saúde (Health Belief Model) e a Teoria de Comportamento Planejado (Theory of Planned Behavior) para identificar as crenças e motivação dos consumidores, trazendo como contribuição teórica uma proposta de modelo integrado dessas teorias e para a indústria um mapeamento das barreiras a serem superadas para a introdução de um alimento funcional. O objetivo desta dissertação é identificar a compreensão e a percepção dos consumidores paulistanos em relação aos alimentos funcionais, com os seguintes objetivos específicos: (i) identificar como os consumidores interpretam e posicionam as diferentes variações de produtos na categoria de sucos prontos para beber; (ii) identificar como os consumidores interpretam a definição genérica de alimentos funcionais, quais produtos disponíveis no mercado na categoria de sucos prontos para beber identificam com essas características e como os denominam; (iii) compreender o entendimento pelo consumidor de funcionalidade face a face com um produto específico: um suco que possui como funcionalidade a complementação da alimentação com nutrientes essenciais.
Abstract: With increasing awareness and concern about health, understanding of the importance of food for maintaining well-being, reducing disease risk and extending life expectancy, consumers are seeking to increase knowledge about the properties of the foods in order to make better choices for healthy eating. In this scenario, functional foods have been growing, with new products being developed and launched every year. However, this is still a new food group in Brazil, and consumers have neither a clear understanding nor a clear perception of their characteristics. This dissertation takes a qualitative approach, using a collection method through focus groups with consumers of ready-to-drink juices and uses a semi-structured script developed based on the Health Belief Model (HBM) and Theory of Planned Behavior (TPB) to identify the beliefs and motivation of these consumers. As a theoretical contribution it is presented an integrated model of these theories and, as an industry contribution, a mapping of the barriers to be overcome for the launching of a functional food. The objective of this dissertation is to identify the understanding and perception of São Paulo consumers in relation to functional foods, with the following specific objectives: (i) to identify how consumers interpret and position different product variations in the category of ready-to-drink juices; (ii) identify how consumers interpret the generic definition of functional foods, what products available on the market in the category of ready-to-drink juices are identified with these characteristics and how they are called; (iii) identify the consumer's understanding of a specific functional product: a juice with essential nutrients to complement the diet.
Keywords: comportamento do consumidor; alimentos funcionais; sucos prontos para beber; modelo de crença em saúde (MCS); teoria de comportamento planejado (TCP)
consumer behavior; functional food; ready to drink juices; health belief model (HBM); theory of planned behavior (TPB)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Costa, Marcelo Martins da. Sucos funcionais: percepções, compreensão e comportamento do consumidor. 2019. [308 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/406
Issue Date: 27-Mar-2019
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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