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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O fenômeno da cultura sneaker no Brasil: uma abordagem pela teoria da prática
Other Titles: The phenomenon of sneaker culture in Brazil: an approach through theory of practice
???metadata.dc.creator???: Romanini, Mariana Memrava 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Camargo, Ricardo Zagallo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Strehlau, Suzane
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Claudia da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa aborda o fenômeno da cultura de consumo de sneakers no Brasil, um item de vestuário que se tornou símbolo de uma cultura urbana no final dos anos 80. Sneakerhead é o termo usado para se referir aos consumidores regulares de tênis e suas práticas associadas, ainda que sua definição exata seja um dos intuitos deste trabalho. Até os anos 2000, poucas pessoas no Brasil se autodenominavam sneakerheads - em sua maioria pessoas com condições de viajar para o exterior e acompanhar as tendências estrangeiras. Ainda existem inúmeras incertezas sobre esse fenômeno, ainda pouco conhecido e explorado pelo mercado nacional, por isso foi decidido por estudá-lo do ponto de vista do praticante. O principal objetivo é entender a cultura do consumidor de tênis no cenário nacional criando uma definição de sneakerhead que possa ser usada em estudos futuros, além de identificar as práticas associadas a essa cultura e as diferenças no mercado nacional e estrangeiro. Para a construção do objeto, como ele pode ser percebido no contexto do consumo contemporâneo e para apoiar os objetivos mencionados, foram utilizadas as lentes da Consumer Culture Theory (CCT), em especial a Teoria da Prática. Os resultados mostraram duas dimensões da cultura dos sneakers: o consumo de histórias (imaterial) e o consumo dos próprios tênis (material), ligados a compromissos de prática com ênfase material e simbólica, sendo que essas dimensões podem coexistir nos mesmos indivíduos.
Abstract: This research addresses the phenomenon of sneaker consumption culture in Brazil, an item of clothing that became a symbol of urban culture in the late 1980s. Sneakerhead is the term used to refer to regular consumers of sneakers and its associated practices, although its exact definition is one of the purposes of this research. Until the 2000s, just a few people in Brazil called themselves sneakerheads - mostly people who were able to travel abroad and follow foreign trends. There are still countless uncertainties about this phenomenon, still little known and explored by the national market, so it was decided to study it from the consumer's point of view. The main objective is to understand the culture of the sneaker consumer in the national scenario creating a definition of sneakerhead that can be used in future studies as well as identify the practices associated with this culture and the main differences between national and foreign markets. To understand the object, how it can be perceived in the context of contemporary consumption and to support the objectives mentioned, concepts such as Consumer Culture Theory (CCT) and the Theory of Practice were used. The results showed two dimensions of the sneakers' culture: the consumption of stories (immaterial) and the consumption of the sneakers themselves (material), linked to practice commitments with material and symbolic emphasis, as these dimensions can coexist in the same individuals.
Keywords: comportamento do consumidor; sneakers; teoria da cultura do consumidor; teoria da prática
consumer behavior; sneakers; consumer culture theory; theory of practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Romanini, Mariana Memrava. O fenômeno da cultura sneaker no Brasil: uma abordagem pela teoria da prática. 2019. [75 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/410
Issue Date: 5-Aug-2019
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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