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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A apropriação sociocultural do ''ser carioca''como fonte de diferenciação competitiva sob o ponto de vista empresarial em marcas de moda do Rio de Janeiro
Other Titles: The socio-cultural appropriation of '' being carioca '' as a source of competitive differentiation from the business point of view in fashion brands in Rio de Janeiro
???metadata.dc.creator???: Securato, Tuila Pessôa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Strehlau, Vivian Iara
???metadata.dc.contributor.referee1???: Camargo, Ricardo Zagallo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cordeiro, Rafaela Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: O estudo relaciona o “ser carioca” e fontes de diferenciação competitiva. Essa pesquisa tem como objetivo identificar a apropriação sociocultural de um estilo de vida como fonte de diferenciação competitiva sob o ponto de vista empresarial em marcas de moda de roupa da cidade do Rio de Janeiro. O “ser carioca” torna-se relevante, pois tem um estilo de vida e moda próprio. Desde o início do século XX, a cidade foi considerada como a capital da moda brasileira e, Ipanema, no período de 1953 a 1963 foi o grande laboratório de costumes e comportamento da cidade e do Brasil. O Rio de Janeiro, mais especificamente o bairro de Ipanema, em meados dos anos 1970, já concentrava boutiques, com moda própria para jovens descolados. A partir do momento que a população recebe informações de moda, inicia-se a indústria nacional, a mulher que buscava sua liberdade, queria diferenciação e estilo. A revisão da literatura refere-se ao “ser carioca”, seu comportamento e estilo de vida, à moda no contexto brasileiro e carioca, sua influência cultural e mudanças de cenário devido à alta competitividade do setor e formas de diferenciação no segmento da moda. À vista disso, entrevistas com proprietários de marcas cariocas, cariocas e profissionais da área tornam-se relevantes para a pesquisa com o propósito de entender o surgimento da marca, seus atributos, como os proprietários enxergam a marca e o que faz dela uma marca carioca, assim como o entender o estilo de vida carioca.
Abstract: The study lists “being carioca” and sources of competitive differentiation. This research aims to identify the society and cultural appropriation of a lifestyle as a source of competitive differentiation from the business point of view in fashion brands in the city of Rio de Janeiro. The “being carioca” becomes relevant, as it has its own lifestyle and fashion. Since the beginning of the 20th century, the city was considered as the capital of Brazilian fashion and, Ipanema, in the period from 1953 to 1963 was the great laboratory of customs and behavior in the city and in Brazil. Rio de Janeiro, more specifically the Ipanema neighborhood, in the mid-1970s, already concentrated boutiques, with its own fashion for young hipsters. From the moment that the population receives information about fashion, the national industry begins, the woman who sought her freedom, wanted differentiation and style. The literature review refers to “being carioca”, his behavior and lifestyle, stylish in the Brazilian and carioca context, his cultural influence and changes of scenery due to the high competitiveness of the sector and ways of differentiation in the fashion segment. The interviews with fashion brands owners of Rio de Janeiro, and professionals in the area become relevant to the research in order to understand its attributes of the brand, how the owners see the brand and what makes it a fashion brand from Rio, as well as understanding the carioca lifestyle.
Keywords: comportamento do consumidor; diferenciação competitiva; estilo de vida; carioca; moda
consumer behavior; competitive differentiation; lifestyle; carioca; fashion
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Securato, Tuila Pessôa. A apropriação sociocultural do ''ser carioca''como fonte de diferenciação competitiva sob o ponto de vista empresarial em marcas de moda do Rio de Janeiro. 2019. [136 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/417
Issue Date: 27-Jun-2019
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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