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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Compra de brinquedos para a primeira infância: estudo sobre os fatores de influência na decisão de compra
Other Titles: Purchase of toys for early childhood: a study on the influencing factors in the decision of a popular buyer in fashion retail
???metadata.dc.creator???: Leite, Carolina Cristina Marques 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Camargo, Ricardo Zagallo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Almeida, Luciana Florêncio de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Veloso, Andres Rodriguez
???metadata.dc.description.resumo???: O mercado de brinquedos por um lado aproveita-se da força de marcas e personagens adorados pelas crianças licenciando seus produtos. Do outro lado, brinquedos não licenciados brigam nas gôndolas das lojas pela preferência daquela criança ou adulto que está decidindo a compra. Então, neste momento a indústria se questiona: o que faz com que a criança ou o adulto escolha pelo brinquedo A ou B? Diante dessa questão, este trabalho tem como objetivo compreender a dinâmica do processo de compra de brinquedos para a primeira infância e seus fatores de influência. Os métodos utilizados incluíram pesquisa qualitativa, a partir de observação de campo em 23 lojas de brinquedos em diferentes cidades brasileiras e quantitativa a partir da aplicação de questionário estruturado (survey). Os sujeitos são consumidores de brinquedos, majoritariamente pais de crianças na primeira infância, entre 0 e 6 anos. A interpretação do material coletado seguiu os preceitos da análise de conteúdo. Os principais resultados obtidos mostram que os observados e entrevistados acreditam que o brinquedo tem papel fundamental na educação das crianças, embora o conceito de educação apareça estritamente associado a atividades relacionadas à alfabetização, e não de forma mais ampla, como por exemplo, incluindo a frequência de compra fora de ocasiões especiais, que também faz parte da educação em relação ao comportamento e disciplina da criança. Além disso, demonstram dúvida na hora da escolha sobre qual brinquedo comprar e reconhecem que em determinados momentos compram aqueles que não são de caráter educativo. Concluindo, podemos dizer que, embora a indústria e as marcas de brinquedos estudem este mercado, pouco exploram os atributos educativos dos brinquedos no que concerne às fases de desenvolvimento da criança nesta etapa da vida (primeira infância). A falta de informação nos meios de comunicação, lojas e embalagens não contribui suficientemente para orientar e solucionar dúvidas por parte do consumidor no momento da escolha.
Abstract: The traditional toys market on the one hand takes advantage of the strength of brands and known characters using licenses in their products. On the other hand, no licensed toys fight on the shelves of stores for the preference of that child or adult who is deciding which one to buy. So, at this point the industry asks itself: to the child or the adult, what are the main reasons for choosing toys? Beyond to this question, the objective of this study is to understand the dynamics of the process of buying toys for infants and their influence factors. The methods used were qualitative research, from field observation in 23 toy stores in different Brazilian cities and quantitative from the application of structured questionnaire (survey). The subjects are consumers of toys, mostly parents of children between 0 and 6 years old. The interpretation of the collected material followed the precepts of content analysis. The main results were observers and interviewees believe that the toy plays a fundamental role in the education of children, although, in this study, the concept of education seems to be related only to formal education, given the frequency of buying off special occasions. The consumers are doubtful when choosing which toy to buy and recognize that at certain times they buy those that are not educational. In conclusion, the industry and toy brands study this market, however, they do not exploit the educational attributes of toys regarding to the developmental phases of the child at this stage of life (up to 6 years old). The lack of information in the media, shops and packaging prompts the consumer to doubt when choosing.
Keywords: primeira infância; comportamento de consumo parental; varejo; brinquedos
infant consumers; retail; parents consumer behaviour; young consumers; toys
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Leite, Carolina Cristina Marques. Compra de brinquedos para a primeira infância: estudo sobre os fatores de influência na decisão de compra. 2018. [82 f]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/422
Issue Date: 26-Jun-2018
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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