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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Consumo colaborativo na moda: um estudo sobre as motivações e barreiras da participação em serviços de guarda-roupas compartilhados
Other Titles: Collaborative consumption in fashion: a study on the motivations and barriers of participation in shared wardrobe services
???metadata.dc.creator???: Farah, Eva 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Rocha, Thelma Valéria
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ponchio, Mateus Caniatti
???metadata.dc.contributor.referee2???: Pereira, Luis Henrique
???metadata.dc.description.resumo???: O consumo colaborativo (CC), caracterizado pelo acesso, em vez da propriedade, a produtos e serviços, ainda enfrenta desafios para ganhar massa crítica e escala. Exemplos de CC têm crescido nos últimos anos e ganhado força em outros setores não tão óbvios, como na indústria da moda. No contexto de consumo compartilhado de moda (CFC), se assiste o surgimento de um novo modelo de negócio, o guarda-roupa compartilhado, que vem ganhando atenção da mídia. A partir desse cenário, o objetivo deste estudo é entender quais são as motivações e as barreiras de participação no sistema de consumo colaborativo de moda de guarda-roupa compartilhado. Para alcançar os resultados, foi utilizada uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas em profundidade com uma amostra de 25 pessoas, sendo 14 usuárias e 11 ex-usuárias desse serviço. A partir da análise dos dados, realizada com a ajuda do software ATLAS TI, foram identificadas 13 categoriais de motivações e sete categorias de barreiras. Dessa maneira, espera-se contribuir para a literatura de consumo colaborativo de moda, ainda recente, e munir as empresas desse setor com o conhecimento necessário para se adaptarem a novos modelos de negócios e dar suporte no crescimento do modelo de negócio específico do guarda-roupa compartilhado.
Abstract: Collaborative consumption (CC) is characterized by access, instead of ownership, to products and services and still faces challenges to gain critical mass and scale. Examples of CC have grown in recent years and gained strength in other not-so-obvious sectors, such as fashion industry. In the context of collaborative fashion consumption (CFC), there is a new business model, the fashion library, which has been gaining media attention. From this scenario, the objective of this study is to understand the barriers and motivations of participation in this new collaborative fashion consumption service. To achieve the expected results, the problem was analysed with a qualitative approach through 25 deep interviews, of which 14 with users and 11 with ex-users of this service. From the data analysis, performed using ATLAS TI software, 13 categories of motivations and 7 categories of barriers were identified. In this way, we hope to contribute to the growth of the recent literature of collaborative fashion consumption, and to provide the fashion companies with the necessary knowledge to adapt to new business models and support the growth of the specific business model of fashion library.
Keywords: marketing; comportamento do consumidor; economia compartilhada; consumo colaborativo; moda; guarda-roupa compartilhado
marketing; consumer behaviour; shared economy; collaborative consumption; fashion; fashion library
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Farah, Eva. Consumo colaborativo na moda: um estudo sobre as motivações e barreiras da participação em serviços de guarda-roupas compartilhados. 2019. [100 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/427
Issue Date: 25-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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