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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Comprometimento emocional, lealdade e amor à marca: a construção de relacionamento entre estudantes e as instituições de ensino superior
Other Titles: Emotional commitment, loyalty and love for the brand: building relationships between students and higher education institutions
???metadata.dc.creator???: Carvalhal, Breno Brossard de Mello 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Almeida, Luciana Florêncio de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, Thelma Valeria
???metadata.dc.contributor.referee2???: Aureliano, Leonardo
???metadata.dc.description.resumo???: Atualmente, a educação no Brasil é um setor com muitos competidores, que têm apostado no potencial crescimento do setor no país, dado seu notório déficit educacional público. Nesse contexto, estratégias de diferenciação pelas Instituições de Ensino Superior (IESs) tornam-se necessárias na busca pela atração e fidelização dos estudantes. O propósito deste trabalho consistiu em investigar a força dos antecedentes integração social e integração acadêmica, qualidade percebida e confiança no comprometimento emocional com a IES e sua relação com a lealdade, bem como testar o impacto da lealdade à IES ao amor à marca. O modelo conceitual proposto se baseou no estudo seminal de Hennig-Thurau, Langer e Hansen (2001), bem como nas aplicações do modelo dos referidos autores no contexto brasileiro, entre eles Bergamo (2008) e Marques (2008). Como contribuição adicional, foi proposta e operacionalizada a adição do construto de amor à marca como resultante da lealdade. Junto ao modelo foi adicionado o conceito de amor à marca de Loureiro, Vrontis e Kaufmann (2014) como resultado da lealdade do estudante. No campo empírico, foi realizada uma pesquisa survey com 306 estudantes de uma IES localizada na cidade de São Paulo. A presente pesquisa permitiu evidenciar a força de três antecedentes na construção do comprometimento emocional dos alunos à IES, sendo eles: integração social e acadêmica, qualidade percebida e confiança. Esses resultados coadunam com os estudos anteriores realizados por Bergamo (2008), Marques (2008) e Henning-Thurau, Langer e Hansen (2001). Como um resultado adicional às pesquisas empíricas anteriores, verificou-se ainda que o amor à marca é resultado da lealdade do aluno à IES. Dessa forma, quanto maior o comprometimento emocional, maior será a lealdade do aluno e, consequentemente, seu amor à marca. Esses resultados confirmam os achados dos estudos anteriores realizados no contexto brasileiro, bem como adicionam uma nova relação significativa entre a lealdade do estudante e o amor à marca.
Abstract: Currently, education in Brazil is a sector with many competitors, who have bet on the potential growth of the sector in the country, given its notorious public educational deficit. In this context, strategies of differentiation by HEIs become necessary in the search for attraction and loyalty of students. The purpose of this study was to investigate the strength of the antecedents social integration and academic integration, perceived quality and confidence in the emotional commitment with HEI and its relation with loyalty, as well as to test the impact of loyalty to HEI on the love of the brand. The proposed conceptual model was based on the seminal study of Hennig-Thurau, Langer and Hansen (2001), as well as on the applications of the model of these authors in the Brazilian context, among them Bergamo (2008) and Marques (2008). As an additional contribution, the addition of the brand love construct as a result of loyalty was proposed and operationalized. Next to the model was added the concept of love to the brand of Loureiro, Vrontis and Kaufmann (2014) as a result of student loyalty. In the empirical field, a survey was carried out with 306 students from an HEI located in the city of São Paulo. The present research made it possible to highlight the strength of three antecedents in the construction of students’ emotional commitment to HEI: social and academic integration, perceived quality and trust. These results are in line with previous studies by Bergamo (2008), Marques (2008) and Henning-Thurau, Langer and Hansen (2001). As an additional result of previous empirical research, it has also been found that brand love is a result of the student's loyalty to HEI. In this way, the greater the emotional commitment, the greater the student's loyalty and, consequently, his love for the brand. These results confirm the findings of previous studies conducted in the Brazilian context, as well as add a new significant relationship between student loyalty and brand love.
Keywords: comportamento do consumidor; inteligência de mercado; lealdade; amor à marca; comprometimento emocional
consumer behavior; market intelligence; emotional commitment; love brand; loyalty; higher education institutions
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Carvalhal, Breno Brossard de Mello. Comprometimento emocional, lealdade e amor à marca: a construção de relacionamento entre estudantes e as instituições de ensino superior. 2019. [72 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/428
Issue Date: 15-Dec-2019
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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