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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Recomendações personalizadas Netflix: um estudo sobre a percepção de valor do consumidor
Other Titles: Netflix personalized recommendations: a study on consumer value perception
???metadata.dc.creator???: Ramires, Clarelisy Batista Franco Fragoso 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Camargo, Ricardo Zagallo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borges, Fábio Mariano
???metadata.dc.contributor.referee2???: Aureliano, Leonardo
???metadata.dc.description.resumo???: No contexto de mercado, a tecnologia impacta diretamente na interação entre a empresa e o consumidor, ao mesmo tempo que possibilita a oferta de serviços personalizados. Algumas empresas desenvolveram sistemas proprietários de recomendação personalizada na expectativa de que eles pudessem envolver e elevar a percepção de valor do consumidor referente à oferta, aumentando, assim, a sua vantagem competitiva. No entanto, as recomendações personalizadas nem sempre satisfazem o consumidor. Muitas vezes, por ineficácia elas levam à insatisfação e até mesmo à irritação. Esta pesquisa tem como objetivo compreender a percepção de valor da recomendação personalizada pelo consumidor e, para tanto, entender como a empresa escolhida para estudo – a Netflix – compõe e oferece recomendações aos seus assinantes e como a percepção de valor do consumidor pode impactar no consumo, entendendo como se dá essa interação com a oferta de vídeo sob demanda. Neste estudo exploratório das experiências do consumidor foi utilizada a estratégia de pesquisa baseada na triangulação de três diferentes fontes para investigar a realidade estudada: pesquisa documental, survey e entrevista em profundidade. A pesquisa sugere em seus resultados que os consumidores veem as recomendações e as consideram úteis, o que possibilita analisar que o algoritmo é efetivo no entendimento do gosto do consumidor, entregando recomendações personalizadas e em maioria, esse valor é percebido pelo consumidor. A maior parte dos filmes são escolhidos a partir das recomendações da Netflix, o consumidor utiliza a recomendação útil recebida, assistindo as séries e filmes recomendados. A percepção de valor está clara para os consumidores, pois a recomendação é, em grande parte, alinhada com a sua preferência. A pesquisa apresenta como limitações: não conseguir identificar de onde são originadas as recomendações dos amigos; não mensurar a diferença entre a recomendação direcionada ao gosto do consumidor, ou seja, não avaliar como a recomendação atende ou apenas se aproxima ao gosto do consumidor; além de não mensurar em que etapa da jornada o consumidor se encontra apto para receber a recomendação. No âmbito acadêmico e de gestão, a pesquisa apresenta uma visão prática sobre as recomendações, ressaltando a importância da disponibilidade dos serviços e da padronização em todos os pontos de contato da empresa com o consumidor, considerando a personalização como um atributo essencial na oferta para o mercado.
Abstract: In the context of the current market, where technology directly impacts the interaction between the company and the consumer while allowing the provision of personalized services, it is essential to identify fundamental and relevant issues regarding the perception of consumer value. Some companies have developed proprietary recommendation systems in the expectation that they could engage and raise this perception, thereby increasing their competitive advantage. However, custom recommendations do not always satisfy the consumer. Often, through ineffectiveness they lead to dissatisfaction and even irritation. This research aims to understand the value perception of the personalized recommendation by the consumer and to understand how the company, chosen as study, Netflix, composes and offers the recommendations to its subscribers and understand how this perception of value can impact consumption and understand how the consumer interacts with supply. In this exploratory study of consumer experiences, a research strategy based on the triangulation of three different resources was used to investigate the studied reality. For the most part, most of the films are chosen from Netflix recommendations, the consumer considers the recommendation to be useful, he watches the recommended series and movies, the perception of value is clear to consumers that the recommendation is aligned with the your preference.The research presents as limitations, it is not possible to measure the origin of the recommendations of the friends, not to measure the difference between the recommendation directed to the taste of the consumer and the recommendation that exactly and specifically meets what the consumer likes, as well as not measuring at what stage of the journey the consumer is able to receive the recommendation. In the academic and management scope, the research presents a practical vision about the recommendations, highlighting the importance of service availability and standardization in all marketing meetings with the consumer considering personalization as an essential attribute in the offer to the market.
Keywords: comportamento do consumidor; marketing; Netflix; percepção de valor; recomendação personalizada
consumer behavior. marketing; Netflix; value perception; personalized recommendation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Ramires, Clarelisy Batista Franco Fragoso. Recomendações personalizadas Netflix: um estudo sobre a percepção de valor do consumidor. 2019. [175 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/429
Issue Date: 26-Jun-2019
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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