Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/451
???metadata.dc.type???: Tese
Title: O financiamento de projetos de infraestrutura no Brasil: um estudo de 1995 a 2018
Other Titles: Financing of infrastructure projects in Brazil: a study from 1995 to 2018
???metadata.dc.creator???: Balistiero, Ricardo 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Turolla, Frederico Araújo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borini, Felipe Mendes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rocha, Thelma Valeria
???metadata.dc.contributor.referee3???: Di Agustini , Carlos Alberto
???metadata.dc.contributor.referee4???: Margarido, Mario
???metadata.dc.description.resumo???: Esse estudo tem como objetivo principal avaliar, a partir da redução da inflação, se as condições macroeconômicas do país possibilitaram o surgimento de fontes de financiamento para projetos de infraestrutura. Alguns estudos se concentram em períodos de tempo mais curtos, impedindo o entendimento dos ciclos econômicos e políticos e seus efeitos no surgimento de fontes de financiamento para esse setor. A parte teórica é elaborada a partir da conceituação do setor de infraestrutura como falha de mercado, bem como a importância das instituições, das falhas de governo e as principais formas de financiamento de projetos do setor. O contexto da economia brasileira no período possibilita o entendimento das principais mudanças ocorridas na gestão macroeconômica. A coleta de dados passou pela realização de entrevistas com vários profissionais envolvidos com o setor, bem como a compilação de textos na imprensa e por meio da “Lei de Acesso à Informação”. Os resultados demonstram que o setor público se constituiu como o principal provedor de recursos para o setor, via orçamento e por meio dos bancos públicos. A partir do agravamento da crise fiscal, operações mais voltadas ao mercado e para a iniciativa privada passaram a fazer parte do repertório de opções para financiamento do setor, com as limitações impostas pelos ciclos políticos e pelas constantes mudanças na política econômica. As ações para minimizar os riscos impostos a potenciais participantes desse mercado, a partir de um cenário de mudanças rápidas e constantes, exerce influência na atração de novos interessados em financiar projetos de infraestrutura no país.
Abstract: The main objective of this study is to evaluate, from the reduction of inflation, whether the country's macroeconomic conditions have enabled the emergence of financing sources for infrastructure projects. Some studies focus on shorter time periods, hindering the understanding of economic and political cycles and their effects on the emergence of funding sources for this sector. The theoretical part is elaborated from the conceptualization of the infrastructure sector as market failure, as well as the importance of institutions, government failures and the main forms of financing of sector projects. The context of the Brazilian economy in the period makes it possible to understand the main changes in macroeconomic management. Data collection included interviews with various professionals involved with the sector, as well as the compilation of texts in the press and through the “Lei de Acesso à Informação”. The results show that the public sector was the main provider of resources for the sector, through budget and through public banks. As the fiscal crisis worsened, more market-oriented and private-sector operations became part of the options for financing the sector, with the limitations imposed by political cycles and constant changes in economic policy. Actions to minimize the risks posed to potential participants in this market, based on a scenario of rapid and constant changes, influence the attraction of new stakeholders in financing infrastructure projects in the country.
Keywords: financiamento; infraestrutura; bancos públicos; investimentos; variáveis macroeconômicas
financing; Infrastructure; public banks; investments; macroeconomic variables
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional
Citation: Balistiero, Ricardo. O financiamento de projetos de infraestrutura no Brasil: um estudo de 1995 a 2018. 2019. [285 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/451
Issue Date: 11-Dec-2019
Appears in Collections:Teses - PPGA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ricardo Balistiero.pdfO financiamento de projetos de infraestrutura no Brasil : um estudo de 1995 a 20183.34 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.