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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Consumo habitacional: interações discursivas na míidia sobre o ato de morar na cidade de São Paulo
Other Titles: Housing consumption: discursive interactions in the media about living in the city of São Paulo
???metadata.dc.creator???: Almeida Junior, Guy Pinto de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Hoff, Tânia Márcia Cézar
???metadata.dc.contributor.referee1???: Carrascoza, João Luís Anzanello
???metadata.dc.contributor.referee2???: Casadei, Eliza Bachega
???metadata.dc.contributor.referee3???: Gomes, Mayra Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee4???: Martínez, Doris
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem como tema as interações discursivas midiáticas acerca do Consumo Habitacional na cidade de São Paulo. A urbe, assim como o ato de morar, é abordada a partir de três instâncias: Comunicação, Consumo e Biopolítica. Diante disso, nosso objetivo principal é problematizar as interações discursivas e a produção de sentidos em discursos jornalísticos, publicitários e institucionais, considerando as inter-relações entre essas instâncias. Consumo Habitacional é o conceito que cunhamos para compreender como é a dinâmica de consumo acerca do ato de morar. Entendemo-lo como uma interseção entre moradia e habitação, ou seja, aspectos simbólicos e o funcional do lar. O aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de Linha Francesa (ADF) conduz a análise dos corpora formados por textos jornalísticos da Folha de S. Paulo (16) e do El País Brasil (11); institucionais da Secretaria de Habitação do Município de São Paulo (6) e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (6); e de comunicações publicitárias de três empreendimentos localizados na cidade de São Paulo: Cyrela by Pininfarina, Caminhos da Lapa e All Liberdade, todos veiculados entre 1º de janeiro de 2017 e 1º de maio de 2019. Para compreender a produção de sentidos, atrelamos ADF aos conceitos de Direito à Cidade (LEFEBVRE, 2001), Vida na Cidade (GEHL e SVARRE, 2018) e Governamentalidade (FOUCAULT, 2008). Como resultados temos que as interações discursivas refletem um ambiente de disputa política e econômica. Essas, que se dão intra e extra modalidades (jornalística, institucional e publicitária), apresentaram produções de sentido distintas acerca do Consumo Habitacional. Assim, entendemos que os discursos midiáticos refletem a disputa ideológica e política em torno de dinâmicas de produção e reprodução de espaço. Em todas as modalidades discursivas analisadas, percebemos uma valorização da Biopolítica como elemento norteador dos discursos, os quais tocam, em maior ou menor intensidade, em argumentos normatizadores e reguladores para abarcar o Consumo Habitacional.
Abstract: This paper has as its theme the discursive media interactions about the Housing Consumption in the city of São Paulo. The city, as well as the act of living, is approached from three points of view: Communication, Consumption and Biopolitics. Therefore, our main objective is to problematize discursive interactions and the production of meanings in journalistic, advertising and institutional discourses, considering the interrelationships between these views. Housing Consumption is the concept we use to understand how the dynamics of consumption are related to the act of living. We understand it as an intersection between home and housing, that is, symbolic and functional aspects. The theoretical and methodological contribution of the French Discourse Analysis (FDA) leads to the analysis of corpora formed by journalistic texts from Folha de S. Paulo (16) and El País Brasil (11); institutional arrangements from the Secretaria de Habitação do Município de São Paulo (6) and the Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (6); and advertising communications from three projects located in the city of São Paulo: Cyrela by Pininfarina, Caminhos da Lapa e All Liberdade, all published between January 1st, 2017 and May 1st, 2019. To understand the production of meanings, we linked FDA to concepts of Right to the City (LEFEBVRE, 2001), Public Life (GEHL and SVARRE, 2018) and Governmentality (FOUCAULT, 2008). As a result, discursive interactions reflect an environment of political and economic dispute. These, which take place in and out of modalities (journalistic, institutional and advertising), presented different meaning productions about Housing Consumption. Thus, we understand that media discourses reflect the ideological and political dispute over the dynamics production and reproduction of space. In all the discursive modalities analyzed, we notice an appreciation of Biopolitics as a guiding element of the speeches, which touch, in greater or lesser intensity. on normative and regulatory arguments to encompass Housing Consumptio
Keywords: comunicação; consumo habitacional; biopolítica; discurso midiático; interações discursivas
communication; housing consumption; biopolitics; media discourse; discursive interactions
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo
Citation: Almeida Junior, Guy Pinto de. Consumo habitacional: interações discursivas na míidia sobre o ato de morar na cidade de São Paulo. 2020. [245 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/466
Issue Date: 18-Jun-2020
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