Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/474
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Desenvolvimento de escala para mensurar o desempenho social empresarial: um estudo com as mil maiores empresas do Brasil
Other Titles: Scale development to measure corporate social performance: a study with the thousand largest companies in Brazil
???metadata.dc.creator???: Pereira, Marcello Monteiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Amatucci, Marcos
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ponchio, Mateus Caniatti
???metadata.dc.contributor.referee2???: Spers, Eduardo Eugênio
???metadata.dc.contributor.referee3???: Barbieri, José Carlos
???metadata.dc.contributor.referee4???: Boaventura, João Mauricio Gama
???metadata.dc.description.resumo???: A Responsabilidade Social é um tema bastante difundido na academia, porém ainda existe um gap teórico relacionado a pesquisas empíricas quantitativas. Utilizando principalmente a discussão apresenta pelo periódico científico Academy Management Journal, esta tese tem como problema de pesquisa verificar se as dimensões do conceito de Desempenho Social Empresaria da literatura (princípios, processos e resultados) podem ser identificadas e validadas por pesquisas empíricas. O objetivo geral é desenvolver uma escala para mensurar o constructo de DSE. Para atingir os objetivos propostos e responder ao problema de pesquisa, foi utilizada a metodologia de pesquisa quantitativa, mais especificamente a survey, realizada com 253 executivos das mil maiores empresas do Brasil segundo o ranking Valor Econômico. Como principal resultado de pesquisa, é possível afirmar que as dimensões de DSE podem ser identificadas e mensuradas em estudos empíricos.
Abstract: Social Responsibility is a widespread theme in academia, but there is still a theoretical gap related to quantitative empirical research. This thesis has as a research problem to verify if the dimensions of the concept of Social Performance of the literature (principles, processes and results) can be identified and validated by empirical research. The overall goal is to develop a scale to measure the CSP construct. In order to reach the proposed objectives and to respond to the research problem, the quantitative research methodology was used, more specifically the survey, performed with 253 executives of the thousand largest companies in Brazil according to the Valor Econômico ranking. As the main research result, it is possible to affirm that the dimensions of CSP can be identified and measured in empirical studies.
Keywords: desempenho social empresarial; escala; inovação
corporate social performance; scale; innovation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional
Citation: Pereira, Marcello Monteiro. Desenvolvimento de escala para mensurar o desempenho social empresarial: um estudo com as mil maiores empresas do Brasil. 2018. [102 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/474
Issue Date: 29-Jun-2018
Appears in Collections:Teses - PMDGI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELLO MONTEIRO PEREIRA.pdfDesenvolvimento de escala para mensurar o desempenho social empresarial: um estudo com as mil maiores empresas do Brasil1.75 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.