Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/479
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A motivação dos gestores na criação de valor em commodities agropecuárias
Other Titles: The motivation of managers in creating value in agricultural commodities
???metadata.dc.creator???: Oliveira, Ricardo Osorio de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Spers, Eduardo Eugênio
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, Thelma Valeria
???metadata.dc.contributor.referee2???: Almeida, Luciana Florêncio de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Crescitelli, Edson
???metadata.dc.contributor.referee4???: Neves, Marcos Fava
???metadata.dc.description.resumo???: Até hoje a literatura dividiu o estudo da motivação em dois campos principais: a Motivação Pessoal, que aborda as questões individuais e pertinentes a cada um dos indivíduos envolvidos em um projeto específico, e a Motivação Corporativa, que aborda o ponto de vista coletivo de uma organização. Mas estudos sobre como elas interagem e se existe algum tipo de relação ente estas duas vertentes motivacionais, são ainda inéditos. Outro ponto ainda inédito é o estudo do papel da Motivação, e em especial a Motivação dos gestores sobre a Criação de Valor. Este estudo teve por objetivo a caracterização da Motivação dos gestores (dentro das dimensões da Motivação Pessoal e Motivação Corporativa) envolvidos nos processos de Criação de Valor no segmento específico das Commodities Agropecuárias e avaliar se elas são correlacionadas. Foi realizado um estudo em duas etapas: pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, sendo que na segunda etapa foi realizado um estudo de caso com 5 iniciativas de Criação de Valor em Commodities Agropecuárias. Dentro da esfera da Motivação foram estudadas a Motivação Pessoal e a Motivação Corporativa, e na esfera da Criação de Valor a Escolha do Atributo de Diferenciação, as Ações de Coordenação na Cadeia Produtiva e as Estratégias de Criação de Marca. É proposto um modelo teórico baseado nas observações empíricas realizadas, para o estudo da interação entre a Criação de Valor e a Motivação, no âmbito das Commodities Agropecuárias. Foi constatado o efeito da Motivação sobre a Criação de Valor, e são oferecidas uma série de recomendações para os gestores de futuras iniciativas de Criação de Valor em Commodities Agropecuárias.
Abstract: Literature on motivation is usually divided into two main fields: Personal Motivation, which addresses separately the individual issues of each one of the individuals involved in a specific project, and Corporate Motivation, which addresses the collective point of view of a organization. But studies about how this two views interact and whether there is any kind of relationship between them are still unpublished. Another point still unpublished is the study of the role of Motivation, and especially the Motivation of the managers on the Creation of Value. This study aimed to characterize the Motivation of managers (within the dimensions of Personal Motivation and Corporate Motivation) involved in the processes of Value Creation in the specific segment of Agricultural Commodities, and to evaluate if they are correlated. A study was carried out in two stages: bibliographical and field research. At the second stage a case study was carried out with 5 projects for Value Creation in Agricultural Commodities. For the study of Motivation were addressed Personal Motivation and Corporate Motivation, and for Value Creation were assessed Differentiation Attribute, the Coordination Actions in the Productive Chain and Brand Strategies. It is proposed a theoretical model based on the empirical observations made, that seeks to explain the interaction between Value Creation and Motivation in the field of Agricultural Commodities. The effect of Motivation on Value Creation was verified, and a series of recommendations are offered to managers of future Value Creation initiatives in Agricultural Commodities.
Keywords: motivação; criação de valor; commodities agropecuárias; motivação pessoal; motivação corporativa
motivation; value creation; agricultural commodities; individual motivation; corporate motivation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional
Citation: Oliveira, Ricardo Osorio de. A motivação dos gestores na criação de valor em commodities agropecuárias. 2018. [415 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/479
Issue Date: 4-Jun-2018
Appears in Collections:Teses - PMDGI

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RICARDO OSORIO DE OLIVEIRA.pdfA motivação dos gestores na criação de valor em commodities agropecuárias4.38 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.