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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Produção de verdade e sentimentos: comunicação política e consumo midiático nas eleições à presidência de 2018 no Brasil
Other Titles: Production of truth and feelings: political communication and media consumption in the 2018 presidential elections in Brazil
???metadata.dc.creator???: Cury, Fernando Augusto 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Hoff, Tânia Márcia Cézar
???metadata.dc.contributor.referee1???: Peres-Neto, Luiz
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barreto Filho, Eneus Trindade
???metadata.dc.description.resumo???: Abordamos a produção de verdade em postagens do Twitter ao longo de um período delimitado das campanhas eleitorais dos dois principais candidatos às eleições presidenciais do Brasil em 2018. Quanto ao corpus para análise, delimitamos nossa atenção a publicações do Twitter, a partir de enunciados de quatro sujeitos políticos: os perfis oficiais de Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, usuários que mencionaram Bolsonaro e usuários que mencionaram Haddad, entre os dias 16 de agosto e 26 de outubro de 2018. O problema de pesquisa se deu a partir do questionamento de como as manifestações digitais de atores políticos – perfis oficiais dos dois principais candidatos, e eleitores engajados em conversas políticas com ambos – produziram sentidos ao longo dos 70 dias em que durou o período de campanha eleitoral. Quanto ao referencial teórico, partimos das teorias de discurso e produção de verdade de Foucault, da rede sensível de Sodré e dos conceitos de hegemonia e populismo de Mouffe e Laclau. Já no que se refere à metodologia, empregamos dois procedimentos, sendo um quantitativo e outro qualitativo. Na etapa quantitativa, definimos como objetivo identificar a variância dos graus de sentimentos positivos e negativos dos quatro atores sociais mencionados, considerando a comparação entre as publicações antes e depois da facada (n=10.141). Para análise de sentimentos, foi utilizado o software LIWC. Por sua vez, na etapa qualitativa, desenvolvemos uma análise de discurso, buscando o repetível nos enunciados com maior grau de sentimentos para observar os principais temas mobilizados. Quanto aos resultados alcançados, os quatro sujeitos políticos analisados apresentaram variância de sentimentos nas publicações depois da facada (p<0,2). Identificamos 11 temas centrais abordados nas falas com maiores graus de sentimentos e três inter-relações de formações discursivas: jurídica, econômica e moral.
Abstract: We approached the production of truth in Twitter posts over the electoral campaigns of the two primary candidates for the 2018 presidential elections in Brazil. Regarding the corpus for analysis, we limited our attention to Twitter publications based on statements by four political subjects: the official profiles of Jair Bolsonaro, Fernando Haddad, users who mentioned Bolsonaro, and users who mentioned Haddad between August 16 and October 26, 2018. The research problem arose from questioning how the digital manifestations of political actors - profiles officers of the two leading candidates, and voters engaged in political conversations with both of them - produced meaning over the 70 days of the electoral campaign period. As for the theoretical framework, we start from Foucault's discourse and truth production theories, from Sodré's sensitive network and Mouffe and Laclau's concepts of hegemony and populism.Regarding the methodology, we used two procedures, one quantitative and the other qualitative. In the quantitative stage, we defined as objective to identify the variance of the degrees of positive and negative feelings of the four social actors mentioned, considering the comparison between the publications before and after the stab (n = 10,141). For the sentiment analysis, the LIWC software was used. In the qualitative stage, we proceeded with discourse analysis. The method gave us conditions to observe the most repeated utterances with a higher degree of feelings. Therefore, defining the main themes exposed. As for the results achieved, the four political subjects analyzed showed a variance of feelings in the publications after the stab (p<0.2). We identified 11 central themes addressed in the statements with the highest degrees of feelings and three interrelationships of discursive formations: legal, economic, and moral.
Keywords: comunicação e consumo; política; produção de verdade; análise de sentimentos; comunicação digital
communication and consumption; politics; production of truth; sentiment analysis; digital communication
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
Citation: Cury, Fernando Augusto. Produção de verdade e sentimentos: comunicação política e consumo midiático nas eleições à presidência de 2018 no Brasil. 2020. [134 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/497
Issue Date: 27-Aug-2020
Appears in Collections:Dissertações - PPGCOM

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