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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A influência do determinismo ambiental sobre a estratégia e inovação em subsidiárias estrangeiras
Other Titles: The influence of environmental determinism on strategy and innovation in foreign subsidiaries
???metadata.dc.creator???: Costa, Sidney 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borini, Felipe Mendes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Amatucci, Marcos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira Junior, Moacir de Miranda
???metadata.dc.description.resumo???: objetivo principal desta dissertação é verificar o grau de influência dos fatores ambientais nacionais e internacionais sobre a inserção das subsidiárias de corporações multinacionais em redes de cooperação e seus desdobramentos sobre o desenvolvimento de inovações globais nas subsidiárias. É reconhecida a importância dos fatores ambientais condicionantes para o sucesso de um país, assim como das redes de cooperação em que se inserem as empresas, sendo vasta e distinta a literatura acadêmica que trata o assunto. E, embora, seja fecunda a literatura e suas influências nas organizações, ainda há carência de estudos empíricos que correlacionem esses temas e evidenciem em que grau os fatores ambientais auxiliam as subsidiárias a inserirem-se em redes de cooperação e as consequências sobre o desenvolvimento de competências e inovações. Apesar das multinacionais contarem com cientistas em seus centros de P&D trabalhando em projetos de inovação, a empresa por maior que seja não dispõem de todo o conhecimento de maneira local, estes se encontram dispersos no mundo conforme salienta a estratégia metanacional. Nesse contexto, a inserção em relacionamentos cooperativos pode desempenhar papel fundamental ao tornarem possível o acesso a certos recursos e conhecimentos distantes. A partir desses relacionamentos inter-organizacionais e o acesso aos recursos e expertises que a rede pode propiciar, a multinacional por meio de suas subsidiárias pode criar e desenvolver inovações que serão compartilhadas com toda a sua rede intra-organizacional. A hipótese central é a de que os fatores que compõem o ambiente competitivo influenciam positivamente as subsidiárias de corporações multinacionais a inserirem-se em redes de empresas e a partir desses relacionamentos desenvolvam inovações globais. Uma pesquisa survey com as mil maiores multinacionais será usada para responder as hipóteses. A partir da complexidade teórica e dos múltiplos relacionamentos entre as variáveis, foi adotada a técnica estatística de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados mostraram que somente o ambiente competitivo nacional exerce influência positiva sobre a inserção das subsidiárias tanto em redes de negócios quanto técnicas, mas por outro lado, somente o contexto competitivo internacional mostrou influência significativa sobre a criação de inovações nas subsidiárias. Os resultados evidenciam ainda que somente a rede técnica influência as subsidiárias no desenvolvimento e criação de inovações.
Abstract: The main aim of this research, is to check the level of the influence of the national and international environmental factors about the integration of the subsidiaries of multinational corporations in collaborative networks, and their consequences on the development of innovations in global subsidiaries. The importance of environmental factors determines the success of a country, as well as the networks cooperation that companies are included, even if the academic literature it is extensive and distinguished to dealing with the matter. Although the literature is prolific and affects the organizations, there is still a lack of empirical studies that correlate these issues and show clearly the degree to which environmental factors helps subsidiaries insert themselves into networks of cooperation and the consequences on the development of skills and innovation. In spite of the multinational has scientists in their R&D centers working on innovation projects, the company is not as great as have all the knowledge in place, they are scattered throughout the world as the strategy according metanational. In this context, the inclusion of cooperative relationships could play a key role in making possible access to certain resources and knowledge far. From these inter-organizational relationship and the access to resources and expertise that the network can provide, the multinational by means of their subsidiaries can create and develop innovations that will be shared with all their intra-organizational network. The main hypothesis is that the factors that compose the competitive environment, positively influence the subsidiaries of multinational corporations to insert themselves in enterprise networks and from these relationships, develop global innovations. A survey with a thousand largest corporations was used to answer the hypotheses. From the theoretical complexity and the multiple relationships between variables, was determined using the statistical technique of Structural Equation Modeling (SEM). The results revealed that only the national competitive environment exerts a positive influence on the inclusion of subsidiaries in both technical and business networks, but on the other hand, only the international competitive environment showed a significant influence on the creation of innovations in the subsidiaries. The results also showed that only the technical network influences the subsidiaries in the development and creation of innovations.
Keywords: subsidiárias
redes inter-organizacionais
inovação
subsidiaries
networks
innovation
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE SETORES ESPECIFICOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: BR
Publisher: Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: Gestão Internacional
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado em Administração da ESPM
Citation: COSTA, Sidney. The influence of environmental determinism on strategy and innovation in foreign subsidiaries. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Internacional) - Associação Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2012.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/50
Issue Date: 16-Mar-2012
Appears in Collections:Dissertações - PMDGI

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