Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/504
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Comparando opções de canal de distribuição para pequenos empreendedores
Other Titles: Comparing distribution channel options for small entrepreneurs
???metadata.dc.creator???: Souza, Carlos Eduardo Margarido de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Strehlau, Suzane
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, Thelma Valeria
???metadata.dc.contributor.referee2???: Brandão, Marcelo Moll
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo compara opções de canal de distribuição para pequenos empreendedores (PEs) na cidade de São Paulo. Excluem-se desse escopo: canais de distribuição on-line, lojas próprias e distribuidores que trabalham com compra e revenda; focando-se em alternativas que operam como serviços para o pequeno empreendedor, e são as mais comuns na cidade: feiras e lojas colaborativas. Sugere-se um método comparativo entre as opções, balizado no marketing mix de serviços, adaptado para a realidade da indústria, com o objetivo de descobrir e avaliar quais atributos são avaliados pelo PE, e como ele enxerga cada canal. O trabalho persegue tais objetivos através de uma pesquisa qualitativa, efetuada com 21 donos e sócios de marcas pequenas, que utilizam tais alternativas de distribuição. Os respondentes são estimulados a listar critérios que usam para diferenciar e avaliar ambas as possibilidades, de forma espontâneo e conduzida. E corrobora suas proposicões concluindo que os pequenos empreendedores classificam as lojas colaborativas de forma mais positiva, são capazes de diferenciar cada modelo, e tem uma postura ampla de qualificação, que não envolve apenas a expectativa de retorno financeiro. A pesquisa posta contribuições para a academia e o mercado. Ele foca-se num grupo de empreendedores frequentemente expostos a miopias analíticas, devido a sua escala e escopo limitados. E contribui insights sobre os mecanismos de decisão dos PEs na apreciação de escolhas de distribuição.
Abstract: This paper compares distribution channels options for small entrepreneurs in São Paulo. The scope excludes on-line retail services, privately owned stores, and resellers; focusing on alternatives which operate as a service for this public, and are common throughout the city, such as open markets and collaborative shops.It is suggested a comparative framework between the two options, via the service marketing mix, adapted to the realities of the industry. With the goal of discovering and evaluating which attributes compose the small entrepreneurs comparison, and how they view each option. Those objectives are met throught a qualitative research, conducted with 21 owners and partners of small-scaled companies engaged in both distribution channels. Respondents arev prompted to enlist criteria used to differentiate and rank both propositions, spountaneously and conducted. It corroborates its propositions, concluding small entrepreneurs classify collaborative shops more favorably, are able to tell open markets apart from collaborative shops, and adopt a wide qualification approach, not concerning only with bottom line results. The research posts contributions for the academy and the market. It centers around a group of entrepreneurs frequently exposed to analytical myopias, because of their limited scale and scope. And contributes insights about the decision process of choice appreciation in distribuition channels, made in such a small conjecture.
Keywords: feiras; loja colaborativa; pequenos empreendedores, comportamento do consumidor, empreendedorismo
open markets; collaborative shops; small entreprenuers, consumer behavior
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Souza, Carlos Eduardo Margarido de. Comparando opções de canal de distribuição para pequenos empreendedores. 2019. [151 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/504
Issue Date: 25-Feb-2019
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Carlos Eduardo Margarido de Souza.pdfComparando opções de canal de distribuição para pequenos empreendedores3.34 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.