Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede2.espm.br/handle/tede/514
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A startup enxuta como metodologia para desenvolver produtos digitais : uma análise exploratória sobre o uso da metodologia por empresas em operação no Brasil
Other Titles: The lean startup as a methodology for developing digital products: an exploratory analysis on the use of the methodology by companies operating in Brazil
???metadata.dc.creator???: Carota, Marcelo de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ponchio, Mateus Canniatti
???metadata.dc.contributor.referee1???: Strehlau, Vivian Iara
???metadata.dc.contributor.referee2???: Francisco, Eduardo de Rezende
???metadata.dc.description.resumo???: Estima-se que cerca de 40% dos novos produtos que envolvam algum tipo de construção de software falhem no lançamento. Em um esforço para eliminar o desperdício frequentemente encontrado em processos de desenvolvimento de produtos, o método da startup enxuta oferece às empresas meios para reduzir incertezas e aumentar as taxas de sucesso no lançamento de um produto. Com o objetivo de explorar a eficácia percebida no desempenho de produtos digitais como o uso da metodologia, realizamos esta pesquisa com 98 pessoas em elevados cargos de gestão em empresas, predominantemente, de médio e grande porte e identificamos lacunas de compreensão e uso da startup enxuta. 69% da amostra investiram em projetos de até R$ 1 milhão e, para 56% dos respondentes, os esforços de desenvolvimento estiveram concentrados no lançamento de produtos digitais inéditos para a empresa. Embora a maioria dos gestores reconheçam que a startup enxuta influencia no desempenho do produto, a metodologia não tem aplicação plena com apenas seis das onze técnicas listadas utilizadas. Ainda assim, os resultados obtidos permitiram identificar que a adoção (parcial) da metodologia tem efeitos no desempenho do produto. Não foram encontradas evidências que a dominância no modelo de gestão da empresa para uma das dimensões da orientação empreendedora (OE) possa ser indicativa de uso empírico da startup enxuta, contudo, foi possível inferir que três das cinco dimensões, independente da metodologia utilizada, trouxeram efeitos à performance do produto.
Abstract: It is estimated that about 40% of new products that involve some type of software construction fail to launch. In an effort to eliminate the waste often found in product development processes, the lean startup method offers companies a ways to reduce uncertainty and increase success rates in launching a product. In order to explore the perceived effectiveness in the performance of digital products as the use of the methodology, we conducted this research with 98 people in high management positions in companies, predominantly medium and large, and identified gaps in understanding and use of the lean startup. 69% of the sample invested in projects of up to R $ 1 million and, for 56% of the respondents, the development efforts were concentrated on the launch of new digital products for the company. Although most managers recognize that the lean startup influences product performance, the methodology is not fully applicable with only six of the eleven listed techniques used. Even so, the results obtained allowed to identify that the (partial) adoption of the methodology has effects on the product's performance. There was no evidence that the dominance in the company's management model for one of the dimensions of entrepreneurial orientation (OE) could be indicative of the empirical use of lean startup, however, it was possible to infer that three out of five dimensions, regardless of the methodology used, bring effects on product performance.
Keywords: startup enxuta; gerenciamento de produtos; orientação empreendedora; desenvolvimento de clientes, produtos digitais
lean startup; product management; entrepreneurial orientation; customer development; digital products
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Carota, Marcelo de Oliveira. A startup enxuta como metodologia para desenvolver produtos digitais : uma análise exploratória sobre o uso da metodologia por empresas em operação no Brasil. 2020. [77 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/514
Issue Date: 3-Mar-2020
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo de Oliveira Carota.pdfA startup enxuta como metodologia para desenvolver produtos digitais: uma análise exploratória sobre o uso da metodologia por empresas em operação no Brasil2.01 MBAdobe PDFThumbnail

View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.