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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O jovem consumidor de cinema: as práticas de movie-going por jovens de 18 a 24 anos
Other Titles: The young consumer of cinema: the practices of movie-going by young people between 18 and 24 years old
???metadata.dc.creator???: Panzanella, Nicolai Todinov 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Camargo, Ricardo Zagallo
???metadata.dc.contributor.referee1???: Strehlau, Vivian Iara
???metadata.dc.contributor.referee2???: Jordão, Gisele
???metadata.dc.contributor.referee3???: Slongo, Luiz Antonio
???metadata.dc.description.resumo???: Os estudos de movie-going, isto é, ir ao cinema assistir a um filme, ainda engatinham dentro do Brasil. Ao mesmo tempo, a ida ao cinema é uma das atividades culturais preferidas do brasileiro, especialmente dentre aquelas realizadas fora de casa. Nesse contexto, um dos públicos mais relevante em termos de bilheteria é o jovem de 18 a 24 anos, além de ser bastante influente para segmentos de outras idades. Em suma, conquistar o consumidor jovem, conhecido atualmente pela ótica de coortes como Younger Millennial, é essencial para todo filme com expectativas comerciais e, portanto, é vital entender como esse coorte geracional pratica o movie-going e como o consumo ocorre durante essa prática, objetivo geral deste estudo. Ademais, os objetivos específicos apontam para o entendimento de como são construídas as escolhas por filme/sala em uma ida ao cinema. Destaca-se que este trabalho se escora nas Teorias da Prática e em suas aplicações em pesquisas de comportamento do consumidor como fundamentação teórica para entender o consumo, uma vez que esta ótica também considera os aspectos coletivos e inconspícuos de uma prática. O texto também aborda conceitos como Meeting Points, Teoria Geracional, Estilo de Vida, Gosto e da literatura nacional e internacional existente sobre o movie-going. Como abordagem, aqui se lançou mão da pesquisa qualitativa para investigar a questão e criar maior familiaridade com o tema, já que ele está sendo observado de um ponto de vista teórico menos comum aos estudos de cinema. A técnica de Roda de Conversa foi eleita para a coleta dos dados principal e a Análise de Conteúdo foi escolhida como forma de interpretação e tratamento. Nesse âmbito, os processos de escolha do jovem consumidor de cinema podem se revelar menos apoiados em gosto e estruturas expressivas individuais e mais em construções coletivas relacionadas à prática e aos aspectos sociais intrínsecos. Os resultados mostram ser possível identificar 5 tipologias diferentes de práticas movie-going: ida ao cinema enquanto companhia, ida ao cinema enquanto encontro social, ida ao cinema enquanto entretenimento, ida ao cinema enquanto esforço cultural e ida ao cinema enquanto exercício de estilo de vida. Elas representam lógicas práticas comuns ao movie-going, onde os diversos elementos da prática se fazem presentes e interagem entre si de maneira mais ou menos parecida. Isso gera implicações gerenciais úteis a diversos perfis de profissional.
Abstract: Movie-going studies, that is, going to the theater to watch a movie, are still in early stages of development inside Brazil. At the same time, going to the movies is one of the Brazilian's favorite cultural activities, especially among those performed outside the house. In this context, one of the most relevant audiences in terms of box office is the young consumers between 18 and 24 years old, in addition to being very influential for segments of other ages. In short, winning over the young consumer, known today from the perspective of cohorts as Younger Millennial, is essential for every film with commercial expectations and, therefore, it is vital to understand how this generational cohort practices movie-going and how consumption occurs during this practice. Moveover, the specific objectives of this study focus on understanding how the choices of film / cinema are constructed for movie-going. It is worthy of mention that this work is based on the Theories of Practice and its applications in consumer behavior research as a theoretical basis for understanding consumption, since this optics also considers the collective and inconspicuous aspects of a consumption practice. This text also dialogs with authors who address concepts such as Meeting Points, Generational Theory, Lifestyle, Taste and also the existing national and international literature on movie-going. The qualitative research approach was used to investigate the issue and create greater familiarity with the topic, since it is being observed from a theoretical point of view that is less common to movie-going studies. The Round Table Conversation technique was chosen for main data collection and Content Analysis was selected as a form of interpretation and treatment. In this context, the processes of choosing for the young cinema consumer may reveal themselves as less based on individual taste and expressive structures and more on collective constructions related to the practice and intrinsic social aspects. The results show that it is possible to perceive 5 different types of movie-going practices: movie-going as company, movie-going as a social gathering, movie-going as entertainment, movie-going as a cultural effort and movie-going as a lifestyle exercise. They represent practical logics common to movie-going, where the different elements of practice are present and interact with each other in a more or less similar way. That is a valuable administrative information to a wide variety of professionals.
Keywords: comportamento do consumidor; movie-going; cinema; roda de conversa; análise de conteúdo; younger millennial
consumer behavior; movie-going; cinema; theories of practice; content analysis; younger millennials
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor
Citation: Panzanella, Nicolai Todinov. O jovem consumidor de cinema: as práticas de movie-going por jovens de 18 a 24 anos. 2020. [112 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/515
Issue Date: 28-Feb-2020
Appears in Collections:Dissertações - MPCC

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