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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Internacionalização de bandas brasileiras nos anos 1980 e 1990 : que fatores os levaram ao sucesso internacional num mundo anterior à internet
Other Titles: Internationalization of Brazilian bands in the 1980s and 1990s: what factors led them to international success in a world before the internet
???metadata.dc.creator???: Kuhar, Alan Jezovsek 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Strehlau, Vivian Iara
???metadata.dc.contributor.referee1???: Strehlau, Suzane
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ogasavara, Mario Henrique
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pereira, Luís Henrique
???metadata.dc.contributor.referee4???: Lopes, Luiz Tadeu Arraes
???metadata.dc.description.resumo???: A música faz parte da cultura de qualquer população e não é diferente no Brasil. O país tem distintos músicos de diferentes épocas e estilos que obtiveram reconhecimento internacional. Entretanto, apenas nos anos 1980, algumas bandas brasileiras conseguiram um feito inédito até então: alcançar primeiro o reconhecimento internacional, vendendo mais discos nos anos 1980 e 1990 no exterior do que no Brasil. Este trabalho é um estudo de caso múltiplo que apresenta um modelo conceitual que retrata como as bandas Sepultura, Viper, Dr. Sin e Angra se internacionalizaram antes de explorar o mercado doméstico, vendendo milhares de discos no mercado internacional, em países então considerados distantes como Japão e Alemanha, num mundo onde a Internet ainda era uma ferramenta utilizada por poucas instituições. Nesta tese foram compreendidos os referenciais teóricos sobre Gestão da Cadeia de Suprimentos, Inovação, Redes Estratégicas de Relacionamentos, Visão Baseada em Recursos e Born Global, que serviram de base para o desenvolvimento do roteiro de entrevistas, instrumento essencial para o progresso de uma pesquisa qualitativa, que foi aplicado a 14 diferentes pessoas do meio musical como os integrantes das quatro bandas estudadas, músicos de outras bandas brasileiras, produtores musicais, empresários da música e executivos de gravadoras. Para triangular o estudo, também foram selecionadas e transcritas 17 entrevistas, realizadas em programas de televisão da época, das bandas estudadas feitas no fim dos anos 1980 e começo dos anos 1990. Por fim, a análise do material selecionado por meio da Análise do Discurso, permitiu o desenvolvimento de um modelo que possibilita explicar que fatores foram decisivos para a internacionalização das quatro bandas antes mesmo dos jovens músicos serem reconhecidos no Brasil. A atitude Born Global e a integração com diversas Redes Estratégicas de Relacionamentos foram os alicerces que levaram os jovens músicos ao reconhecimento internacional.
Abstract: Music is part of the culture of any population and it is no different in Brazil. The country has different musicians from different eras and styles that have gained international recognition. However, only in the 1980s, some Brazilian bands achieved an unprecedented feat until then: to achieve international recognition first, selling more records in the 1980s and 1990s abroad than in Brazil. This research is a multiple case study that presents a conceptual model that explains how the bands Sepultura, Viper, Dr. Sin and Angra went international before exploring the domestic market, selling thousands of records in the international market, then considered distant countries then as Japan and Germany, in a world where the Internet was a tool used by only few institutions. Supply Chain Management, Innovation, Strategic Relationship Networks, Resources Based View and Born Global were the theorical references developed in this thesis, which served as the basis for the construction of the interview script, essential tool for the progress of qualitative research, that was applied to 14 different people in the musical environment as members of the four studied bands, musicians from other Brazilian bands, music producers, music entrepreneurs and record company executives. To triangulate the study, 17 interviews of the studied bands performed on television programs made in the late 1980s and early 1990s were also selected and transcribed. Finally, the analysis of the selected material through Discourse Analysis, allowed the development of a model that makes it possible to explain which factors were decisive for the internationalization of the four bands even before the young musicians were recognized in Brazil. The Born Global attitude and the integration with several Strategic Relationship Networks were the foundations that led the young musicians to international recognition.
Keywords: internacionalização; born global; redes estratégicas; músicos e indústria fonográfica
internationalization; born global; strategic networks; musicians and phonographic industry
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Escola Superior de Propaganda e Marketing
???metadata.dc.publisher.initials???: ESPM
???metadata.dc.publisher.department???: ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional
Citation: Kuhar, Alan Jezovsek. Internacionalização de bandas brasileiras nos anos 1980 e 1990 : que fatores os levaram ao sucesso internacional num mundo anterior à internet. 2020. [391 f.]. Tese ( Programa de Doutorado em Administração com Concentração em Gestão Internacional) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://tede2.espm.br/handle/tede/524
Issue Date: 12-Jun-2020
Appears in Collections:Teses - PPGA

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